José Ruy lança hoje novo álbum de BD

 

Leonardo Coimbra e os Livros Infinitos

 

O mais recente álbum de banda desenhada do mestre José Ruy, Leonardo Coimbra e os Livros Infinitos, será lançado hoje, dia 5 de Junho, pelas 18:30 horas, na Leya na Buchholz, em Lisboa. A apresentação da obra estará a cargo do investigador de BD José de Matos-Cruz.

 

Leonardo Coimbra e os Livros Infinitos retrata a vida e obra de um dos mais importantes nomes da cultura portuguesa da primeira metade do século XX.

 

Leonardo Coimbra (1883-1936) destacou-se como filósofo, ensaísta, político e professor universitário, sendo um dos principais dinamizadores do projeto de intervenção cívica e cultural Renascença Portuguesa.

 

José Ruy, mestre de banda desenhada de reconhecido mérito, nasceu na Amadora, em 1930. Iniciou-se como desenhador aos 14 anos, tendo cursado Artes Gráficas e frequentado Belas Artes.

 

Publicou 73 álbuns, 42 dos quais em banda desenhada, com destaque para Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação, Os Lusíadas e História da Amadora. Tem colaborado em diversos jornais e revistas, nomeadamente em O Cavaleiro Andante e Selecções BD. Editou e dirigiu a 2.ª série de O Mosquito.

 

Tem sido alvo de múltiplas homenagens, de norte a sul do país, tendo-lhe sido atribuídos 24 prémios. Foi o primeiro autor a ser galardoado com o Prémio de Honra do Festival de Banda Desenhada da Amadora, em 1990. No ano seguinte, foi distinguido com a Medalha Municipal de Ouro de Mérito e Dedicação da sua cidade natal. Expôs, com sucesso, em vários países da Europa, na China, no Japão e no Brasil.

Leave a Reply