Palma Inácio e o Desvio do Avião – de Luís Vaz

Inês de Medeiros apresenta livro Palma Inácio e o Desvio do Avião com novos dados sobre o desvio do avião da TAP de 1961

 

A actriz e deputada à Assembleia da República Inês de Medeiros apresenta amanhã, 17 de Julho, terça-feira, o livro Palma Inácio e o Desvio do Avião (1961), de Luís Vaz. A obra, que reconstitui e analisa o célebre desvio do avião da TAP para a distribuição de 100 000 panfletos contra a ditadura, será lançada pelas 18:30 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

 

Para escrever o segundo livro dedicado às operações anti-salazaristas conduzidas por Palma Inácio, Luís Vaz entrevistou quatro dos membros do comando da «Operação Vagô» (Camilo Mortágua, Amândio Silva, Fernando Vasconcelos e João Martins) e foi com Camilo Mortágua a Marrocos para identificar os itinerários percorridos há meio século.

 

Do comando, fez também parte Maria Helena Vidal, já falecida, um importante exemplo da participação feminina na luta contra a ditadura: dirigiu-se ao aeroporto de Casablanca (Marrocos) com «duas malas com os panfletos» e «ainda quatro armas que havia colocado dentro da cinta que resguardava a sua avançada barriga de gravidez.» (p. 39)

 

Luís Vaz nasceu na freguesia de Alvite, concelho de Cabeceiras de Basto.

 

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em Cultura e Mentalidades e doutor em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Os municípios de Cabeceiras de Basto e de Lisboa condecoraram-no pelos serviços prestados à causa pública com a Medalha Grau Ouro.

 

É autor das seguintes obras: Folhas de Outono; O Foral de Cabeceiras de Basto; Luto na Aldeia; Etnografia da Região de Basto; História do Património Escultórico em Arroios; Clericais e Livres Pensadores – O Grande Confronto; O Pensamento Anticlerical de Brito Camacho; Centro Escolar Republicano da Ajuda – Cem Anos ao Serviço da República (1906-2006); As Mortes que Mataram a Monarquia; A Educação Racionalista; Palma Inácio e o Golpe dos Generais (1947).

 

Leave a Reply