EM COMBATE – 137 – por José Brandão

ACTIVIDADES NO MÊS DE NOVEMBRO DE 1972

 

Durante o mês de foram efectuadas: uma operação, dez colunas-auto, dez picagens, onze contra-penetrações ao “Corredor” Sitató, dez seguranças afastadas e treze patrulhas. Em todas as Contra-penetrações realizadas no “Corredor” Sitató não foram notados quaisquer vestígios de passagem do IN.

 

De salientar a primeira flagelação ao Aquartelamento efectuada pelo IN precisamente no dia em que a Companhia tomava a responsabilidade da Z.A.

 

Outro dos factos a referir é o de a Companhia ter sido desfalcada de um grupo de combate reforçado, o qual foi em diligência tomar contar do Destacamento de Saliquinhédim.

 

ACTIVIDADES NO MÊS DE DEZEMBRO DE 1972

 

 

Durante este mês a actividade operacional desenvolvida cingiu-se a vinte colunas-auto, dezasseis picagens, nove contra-penetrações ao “Corredor” de Sitató e dezasseis patrulhas. A actividade operacional deste mês foi bastante prejudicada pelo facto de existir um grupo de combate em diligência no Destacamento de Saliquinhédim. Em todas as contra-penetrações efectuadas continuou-se a verificar que o IN não tem utilizado o “Corredor” de Sitató.

 

De salientar o esforço que anda a ser feito pela Companhia com vista à melhoria do Sector no que diz respeito a estradas transitáveis. Assim há considerar neste pôs mês a abertura de duas novas picadas.

 

Deu-se início neste mês também aos trabalhos de melhoria do Aquartelamento quer no aspecto defensivo, quer no aspecto de condições de vida.

 

ACTIVIDADES NO MÊS DE JANEIRO DE 1973

 

No conjunto da actividade operacional foram efectuadas durante o mês, uma acção, cinco colunas-auto, vinte picagens e vinte patrulhamentos e seguranças afastadas.

 

Um dos factos a salientar no mês foi o da mina anti-carro TM-46 detectada e neutralizada dia 2 pelas 08H45, atendendo à maneira pouco vulgar como havia sido implantada pelo IN. De notar também que neste mesmo dia pelas 17H00, uma viatura que fazia parte da coluna-auto que se tinha dirigido a Farim, accionou uma mina anti-pessoal reforçada de onde resultou um ferimento grave e um ligeiro.

 

A actividade operacional continuou a ser prejudica pela ausência do grupo de combate em diligência no Destacamento de Saliquinhédim.

 

Deu-se continuidade durante este mês aos trabalhos de melhoramento do Aquartelamento, na parte defensiva e de instalações, e a abertura de novas picadas, tendo sido aberta mais uma entre Jumbembem em 7 G0 20 e Jumbembem 7 C7 13.

 

ACTIVIDADES NO MÊS DE FEVEREIRO DE 1973

 

Durante este mês foi desenvolvida uma actividade operacional que constou três colunas-auto, vinte e duas picagens, três contra-penetrações ao “Corredor” de Sitató e vinte e seis patrulhas e seguranças afastadas.

Há a assinalar durante este mês o regresso do grupo de combate em diligência em Saliquinhédim.

 

De salientar também que durante este mês o BArt 3844 foi rendido no sector de Farim pelo BCaç 4512, ficando assim a Companhia a depender desta nova Unidade.

 

Deu-se continuidade aos trabalhos de melhoramento do Aquartelamento.

 

Leave a Reply