LUDOTECAS INFANTIS por clara castilho

 

Porque o dinheiro escasseia, porque o espaço em casa também, porque as crianças depressa se cansam dos brinquedos e jogos e rapidamente querem novos, nada melhor do que servir-se dos préstimos de uma ludoteca.

Ludoteca é o “local onde a criança pode obter brinquedos em regime de empréstimo e onde pode brincar directamente com o brinquedo, tendo a possibilidade de apoio do ludotecário ou animador infantil (…) .aquelas instituições recreativo-culturais especialmente pensadas para as crianças e adolescentes, que têm como prioridade desenvolver a personalidade da criança principalmente através do jogo e do brinquedo” (Solé, 1992).

A 1ª ludoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, nos EUA. Em 1963 a Suécia inaugurou a sua primeira ludoteca em Estocolmo, organizada por professores com o objectivo de orientar e realizar empréstimo de brinquedos a famílias com filhos com necessidades especiais, visando estimular o brincar. A partir de 1967, surgiram em Inglaterra as primeiras toy-libraries  (bibliotecas de brinquedos) para conceder empréstimo domiciliar de brinquedos aos seus usuários. A França teve a sua primeira ludoteca em 1967 e o Brasil inaugurou em 1973, em São Paulo, a brinquedoteca da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Em Portugal, a primeira ludoteca foi criada em Maio de 1975 pelo Centro de Paralisia Cerebral em Lisboa, sobretudo para as crianças deficientes, utentes da instituição, mas igualmente aberta a todas as crianças da comunidade circundante…. Uma outra em Évora, realizou um projecto comunitário com empréstimo de jogos e brinquedos para as escolas eborenses.

Com a aprovação da Convenção sobre os Direitos da Criança a defesa do “Direito de Brincar” tornou-se uma prioridade para alguns técnicos. No seu artigo nº 31 pode ler-se:

“Os Estados Partes reconhecem á criança o direito ao repouso e aos tempos livres, o direito a participar em jogos e actividades recreativas próprias da sua idade e de participar na vida cultural e artística.”

Em 1983, o Instituto de Apoio à Criança deu início a um projecto de pesquisa e divulgação de ludotecas. Na sequência deste trabalho surgiram a partir de 1985, um pouco por todo o país, diversas ludotecas por iniciativas de autarquias, hospitais, associações comunitárias.

 (texto  retirado do INFOCEDI nº 13 do Instituto de Apoio à Criança, de Março de 2009).

 

Leave a Reply