Dos resultados do Euskabarómetro, publicado em julho pela Universidade do País Basco, depreende-se que as próximas eleições autonómicas no país basco consistirão, essencialmente, num duelo entre o Partido Nacionalista Basco (PNB), conservador, e Euskal Herria Bildu, esquerda independentista (abertzale).
As estimativas apontam para que o PNB recolha 32% dos votos, e 23 a 24 mandatos, enquanto a coligação EH Bildu atingiria os 25% dos votos, e 22 mandatos, com cerca de menos 70.000 votos que o PNB.
Os dois partidos espanholistas ficariam abaixo das duas forças nacionalistas bascas: o PSE passaria a terceira força, com 20% e 17 mandatos e o PP com 14% dos votos e 12 a 13 representantes.
A Esquerda Unida e a UPD ficariam afastadas do parlamento, somando juntas cerca de 2%.
As forças nacionalistas teriam, assim, uma maioria de mais de 60% dos membros do parlamento autonómico.
O Euskabarómetro, elaborado a partir de 1200 entrevistas telefónicas durante o mês de maio, aponta para uma participação eleitoral de cerca de 65% e conclui que 74% dos inquiridos já decidiram o seu sentido de voto.
Comentando os resultados da sondagem, o secretário geral do PP basco expressou a sua preocupação pelo “risco independentista” que pode provocar a ruptura do Estado espanhol, consubstanciado pela possibilidade do PNB e EH Bildu poderem obter 46 dos 75 mandatos do parlamento de Vitória.


Se se defende a autodeterminação do Sahara, da Escócia ou de qualquer outra nação, porque não a autodeterminação das nacionalidades de Espanha?
http://aviagemdosargonautas.net/2012/08/21/erc-e-amaiur-lancam-iniciativa-para-referendo-sobre-a-independencia/