PETIÇÃO: “O Direito ao Seguro de Saúde para quem é possuidor de Doença do Foro Mental” por clara castilho

“Segundo a Organização Mundial de Saúde, a saúde é o bem-estar físico, mental e social do indivíduo. Portanto ao quebrar uma destas barreiras a pessoa está doente.

A Doença Mental em Portugal é a parente pobre da Saúde.

Os doentes do foro psíquico, continuam a viver na penumbra, sujeitos ao estigma de serem violentos, quando, o que os estudos demonstram, que se passa, precisamente o contrário. São muitas mais vezes vítimas de maus tratos, quer psicológicos, quer físicos, enfrentando uma realidade penosa, de exclusão social, dificuldade em conseguir e manter um emprego, desfazer a incerteza dos dias, anos que passam e que os atira num momento de crise económica-financeira, para as ruas, tornando-se muitas vezes sem-abrigo.

Portugal é segundo o 1º estudo nacional de morbidade psiquiátrica em Portugal, anunciado em 2001 e elaborado finalmente em 2010, o país da Europa com a maior prevalência (número de casos de uma dada doença, ou condição, presente, numa dada população, num momento cronológico preciso) de doenças mentais na população e aproxima-se perigosamente no campeão mundial Estados Unidos.

Ou seja, somos medalha de prata nos países desenvolvidos.
No último ano, um em cada cinco portugueses sofreu de uma doença psiquiátrica (23% ou seja, dois milhões e trezentos mil portugueses) e quase metade (43% ou seja, quatro milhões e trezentos mil portugueses) já teve uma destas perturbações durante a vida. 67% dos doentes graves estão sozinhos com o seu problema e nunca tiveram qualquer tratamento. 38,9% dos portugueses que sofreram de perturbações graves foram acompanhados em serviços especializados em saúde mental. 33,6% dos portugueses de perturbações mentais graves, não tiveram qualquer tratamento.
As perturbações psiquiátricas com maior prevalência, são as perturbações de ansiedade.
O tratamento e acompanhamento, o direito à saúde e, a um seguro de saúde que os proteja é pois fundamental e justo.

A petição pode ser encontrada em :

http://www.causes.com/actions/1673803?recruiter_id=33497904&utm_campaign=invite&utm_medium=wall&utm_source=fb#

Leave a Reply