VAMOS AO CINEMA – Os Comandos da Morte (The Boys from Brazil)

Os Comandos da Morte (The Boys from Brazil) é uma co-produção do Reino Unido e dos Estados Unidos, realizada em 1978 por Franklin J. Schaffner, com um valioso elenco onde se destacam os nomes de Gregory Peck, Lawrence Olivier e James Mason.

Um thriller dramático sobre a manipulação genética . Um caçador de nazis segue a pista de médicos criminosos de guerra. Num país da América do Sul descobre o sinistro Josep Mengele procurando criar clones de Adolf Hitler.

 Um dos aspectos que tornaram este filme famoso quando se estreou em Lisboa em 1979, foi a abundante utilização de cenários portugueses a que a produção recorreu, nomeadamente Lisboa. Após o genérico, uma enorme gargalhada irrompia nas salas de exibição – sob a designação de Paraguai, surgia uma passagem de nível da linha do Estoril – em Belém.

E entre os figurantes havia amigos – num baile dos nazis (no Paraguai – ou seja, no Campo de Santana) aparece um velho amigo de muitos argonautas – o Wolfgang Lind, professor de alemão. Podem vê-lo no trailer (segundo 21) E o Fernando Pessa…

LOGO, À UMA HORA – “OS COMANDOS DA MORTE”

 

Leave a Reply