PAGAR O IMI DEVE SER MOTIVO DE DESOBEDIÊNCIA CIVIL – por Octopus

Em Portugal, o IMI   (Imposto Municipal sobre Imóveis) veio substituir a “contribuição   autárquica”, mas esse IMI não faz qualquer sentido, é um imposto injusto   e anti-constitucional. Quando falamos da apatia popular, esse tema deveria   ser de actualidade. Neste caso, a desobediência civil faz todo o sentido.

Direito a habitação.

A constituição   portuguesa é muito clara, no seu artigo 65 diz o seguinte: “Todos têm   direito, para si e para sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em   condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a   privacidade familiar”.

Então não faz qualquer   sentido pagar pela mera existência da sua habitação.

Um imposto injusto.

Este imposto é   injusto, imoral e sem qualquer lógica porque incide sobre a própria natureza   de cidadania. Neste caso quando o Estado está a aplicar um imposto sobre a   nossa habitação está a fazê-lo sobre a nossa próprio cidadania.

Quando esse imposto   recaí sobre uma habitação secundária, até pode fazer sentido, mas nunca sobre   a nossa habitação primária.

Este imposto torna-se   assim, não num simples imposto, mas numa renda de uma propriedade que é nossa   e pela qual pagamos por ela.

Já vai longe o tempo   em que o num regime feodal o senhor ou o rei atribuía terras aos seus   súbditos. Essa terra e habitação é paga por nós com todos os impostos   definidos por lei.

Não chega a maioria   das pessoas pagarem a hipoteca da sua habitação aos bancos a preço de ouro,   como também o Estado vem-nos cobrar por essa mesma habitação um valor ad   aeternum.

Um exemplo de   cidadania activa seria a recusa em pagar este imposto injusto.

.


Leave a Reply