LAGO TOBA – sobre o supervulcão. Por João Machado.

lake_toba_indonesia_aerialObrigado a Kali Yuga
http://acobalto.blogspot.pt/2012/02/extincao-da-humanidade-catastrofes.html

O lago que aparece na figura acima tem cerca de 100 quilómetros de comprimento e 30 de largura, cerca  de mil e cem quilómetros quadrados de superfície, e fica na parte norte da ilha indonésia de Samatra. A sua profundidade máxima atinge os 500 metros. É o maior lago vulcânico do mundo, e contem a maior ilha do mundo situada no interior de outra ilha, Pulau Samosir. Situa-se a cerca de 900 metros acima do nível do mar. Está a cerca de 2º 30′ a norte do equador e 99º a oriente de Greenwich.  Formou-se a partir dos efeitos da maior erupção vulcânica ocorrida nos últimos dois milhões de anos. As suas redondezas são bastante povoadas, de clima chuvoso, temperaturas amenas, solo com orografia variada, com alturas elevdas e bastantes florestas e pântanos. (Ver Lakenet – http://www.worldlakes.org/lakedetails.asp?lakeid=8367).

mapa -Sumatra-mapObrigado a Indonesia Country
http://indonesiacountry.com/tourism/sumatra-island/

Observando o mapa consegue-se perceber a localização do Lago Toba e ter uma ideia da sua dimensão. A ilha de Sumatra é a maior ilha exclusivamente indonésia, com mais de 470.000 quilómetros quadrados, e  cerca de 50 milhões de habitantes. Muito contrastada, tem zonas densamente povoadas e outras de florestas e montanhas. A exploração desenfreada tem contudo reduzido a sua biodiversidade, que incluia numerosas espécies animais e vegetais, várias delas agora em risco, como o tigre, o orangotango e o rinoceronte. Sumatra é famosa pelos seus 34 vulcões, muitos deles em actividade. Pertence ao Anel de Fogo do Pacífico e tem uma intensa actividade sísmica, derivada da fricção da placa indo-australiana com a euro-asiática.

250px-Tobaeruption
Esquema que tenta reproduzir o impacto da erupção de Toba
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Tobaeruption.png

A super erupção ocorreu em Toba há cerca de 74000 anos e na altura terão sido expelidos para a atmosfera cerca de três mil quilómetros cúbicos de material. A coluna de fumo, pelo que se calcula, terá subido a mais de trinta quilómetros. Foram encontradas cinzas provenientes desta explosão na Groenlândia. Pensa-se que provocou um inverno de cinco anos ao nível mundial, com gravíssimos efeitos na vida animal e vegetal. A espécie humana foi duramente atingida, presumindo-se que algumas sub-espécies tenham sido extintas em resultado da catástrofe e das suas sequelas.

Sobre a erupção ocorrida há cerca de 74000 anos e os seus efeitos ver:

http://mobile.volcanodiscovery.com/pt/volcanoes/indonesia/sumatra/toba/

http://www.bradshawfoundation.com/journey/toba2.html

http://toba.arch.ox.ac.uk/

Obrigado a todas as entidades acima citadas

Leave a Reply