PERCORRER Kms PARA OBTER ÁGUA por clara castilho

9349741_b7nUl

Cerca de 11 % da população mundial” não possui acesso à água potável!  E 37 % vive sem redes de esgoto! Apesar de 70% do planeta terra  ser constituído por água, apenas pouco mais de 2 % do recurso  está disponível na superfície do planeta para ser usado pelo homem. Essa quantidade seria mais do que suficiente para que toda a população vivesse de forma digna, se não houvesse tanto desperdício e poluição do recurso no mundo.

agua

Durante o ano de 2013, vai ser destacado a educação da água, diplomacia da água e formular novos objectivos para o desenvolvimento dos recursos hídricos que sejam verdadeiramente sustentáveis. Foi decisão da  ONU que declarou 2013 o ano Internacional da Água. O processo começou em Dezembro de 2010, quando a Assembleia das Nações Unidas declarou o ano de 2013 como o Ano Internacional das Nações Unidas para a Cooperação pela Água, com base numa proposta de um grupo de países iniciada pelo Tajiquistão. Em Agosto de 2011, a UNESCO foi oficialmente nomeada pela ONU para liderar os preparativos para o Ano Internacional e o Dia Mundial da Água em 2013.

A cooperação pela água tem múltiplas dimensões, incluindo os aspectos culturais, educacionais, científicos, religiosos, éticos, sociais, políticos, jurídicos, institucionais e económicos.

Uma abordagem multidisciplinar é essencial para entender as várias facetas implícitas no conceito e para misturar essas peças em uma visão holística. Para ser bem sucedida e duradoura, a cooperação pela água precisa de um entendimento comum do que sejam as necessidades e os desafios em torno da água.

O evento terá a participação de representantes de ONGs, organizações internacionais, agências do sistema ONU, entre outros.

 A cooperação pela água ajuda a superar a desigualdade no acesso à água potável e assim contribuir para a erradicação da pobreza, a igualdade social e a igualdade de género e para a melhoria das condições de vida e chances de educação principalmente de mulheres e crianças. Como todas as actividades económicas dependem da água, esta cooperação pode levar a um uso mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos como, por exemplo, por meio de planos de manejo compartilhado que criam benefícios mútuos e melhores padrões de vida.

Para ficar a par das actividades que vão decorrer durante o ano de 2013 pode visitar o site (http://www.unwater.org/watercooperation2013/) ou então o facebook da iniciativa (https://www.facebook.com/UNWorldWaterDay).

Apresentamos um video de Neni Glock, filmado no Município do Cazenga, Comuna de Tala Hady, (Luanda, Angola), com  imagens que retratam o quotidiano de milhares de mulheres nas suas “maratonas” pelo acesso a água potável.

http://

Leave a Reply