FANTASPORTO – PROGRAMAÇÃO GRANDE AUDITÓRIO RIVOLI

fantasporto - imagesCA0UFNSS

Segunda-feira, 4 de Março

15.00h – Delirium – Ihor Podolchak – Ucrânia /Rep Checa – 106 min – SR – leg. port.

Uma família convida um jovem psiquiatra para desvendar os segredos da doença do pai.

17.00h – Forgotten – Alex Schmidt – Alem – 102 min – CF – leg. port.

Selecção oficial do Festival de Cinema de Veneza. Quando eram crianças, Hanna e Clarissa eram as melhores amigas.

Antecedido por…. And Death Will Be Alright – WeAreTresGentil – Fra – 7 min – CF curtas

19.00h – A Beautiful Mistake – Lu Hui Zhon – China- 110 min – OE – leg. port.

Um drama chinês, com uma fotografia lindíssima e uma história sobre a honra. Anos 70. Uma pequena vila no sul da China. Um rapaz de 10 anos pede dinheiro para ver um filme a um velho solitário que recolhe cadáveres para viver. Em troca, o homem pode espreitar uma das irmãs do rapaz a tomar banho.

21.15h – The Weight – Jeon Kyu-Hwan – Coreia do Sul – 107 min – SR/OE – leg. port

Prémio “Queer Lion” do Festival de Cinema de Veneza 2012. Uma linda mulher morta descansa numa morgue com uma ferida aberta no peito. Um corcunda limpa-lhe o sangue e cose a ferida cuidadosamente. Ele vive uma dualidade, entre a realidade e a fantasia.

23.15h – Ace Attorney – Takashi Miike – Jap – 135 min – CF/OE – leg. port.

A mais recente produção do polémico Takashi Miike (“Audition” e “Ichji the killer”). “Ace Attorney “é um conhecido jogo de vídeo japonês, onde o jogador assume o papel de um advogado de defesa num tribunal fictício, baseado no sistema legal japonês.

Antecedido por… Nostalgic Z – Karl Bouteiller – Fra – 14.17 min – CF Curtas

Terça-feira, 5 de Março

14.30h – Aglaja – Krisztina Déak – Hung – 116 min – SR – leg. port.

Na esperança de uma vida melhor, uma família húngaro-romeno de artistas de circo escapa à ditadura de Ceausescu, na Roménia, no início dos anos 80.

17.00h – AKP Job 27 – Michael L. Suan – Can/Jap – 115 min – OE – ver. orig. – leg port

Um assassino Yakuza viaja para a América do Norte para o seu vigésimo sétimo trabalho. Em solo americano descobre memórias de amores perdidos.

21.15h – The Deep Blue Sea –Terence Davies – EUA/GB – 98 min – SR leg. port.

Nomeação de Melhor Actriz num filme dramático nos Globos de Ouro 2012 e prémio de Melhor Actriz do Círculo de Críticos de Cinema de Nova Iorque. No principal papel está uma arrebatadora Rachel Weisz (Óscar de Melhor Actriz em “O Fiel Jardineiro”). “The Deep Blue Sea” conta a história da mulher de um juiz britânico que é apanhada num auto-destrutivo romance com um piloto da Royal Air Force.

23.15h – Thale – Aleksandre Nordaas – Nor – 80 min – CF – leg. port.

A história de uma criatura mística. Chama-se Huldra e é um bem parecido ser da floresta que tal como as sereias seduz as suas presas. São jovens extremamente bonitas mas escondem uma cauda. Dizem as lendas que defendiam os mineiros, vigiando os seus fornos de carvão enquanto eles descansavam.

Antecedido por… Hotel – Jose Luis Aléman – Esp – 11.20 min – CF Curtas e ainda …The Spring – Jérôme Boulbès – Fra – 15.13 min – CF Curtas

Quarta-feira, 6 de Março

15.00h – Tenth Day – Vassilis Mazomenos – Grécia – 83 min – SR – leg. port.

Numa altura em que Grécia vive um dos momentos piores da sua história, chega-nos um filme profundo sobre emigração e os sonhos daqueles que vão à procura de uma vida melhor. De Vassilis Mazomenos, Prémio Carreira Fantasporto 2001.

17.00h – The Grand Heist – Kim-Joo-Ho – Coreia do Sul – 121 min – OE – leg. port.

Um thriller dramático de época a fazer lembrar “Ocean’s Eleven”. Há cerca de 250 anos, na Coreia do Sul, as pessoas lutavam contra a tirania do primeiro ministro Cho que tomou o poder pela força e mantém uma supremacia comercial com o “gelo”, o bem mais valioso daquela altura, mais do que ouro.

21.15h – The Exam – Peter Bergendy – Hung – 89 min – SR – leg. port.

A Revolução de 1956 caiu. Reina o terror. Apontado pelos soviéticos, o novo primeiro-ministro, o muito paranóico János Kádár, dá ordens para que a lealdade dos agentes de segurança nacional seja testada com novas directivas rigorosas.

23.15h – Vanishing Waves – Kristina Buozyte – Lituânia /Fra /Belg – 124 min – CF – leg. port.

Drama, mistério, ficção científica, romance e erotismo são os condimentos para a visionária obra de Kristina Buozyte, multipremiada em toda a Europa, incluindo o prestigiado prémio Méliès D’Or, Melhor Filme Europeu de Cinema Fantástico do ano de 2012. “

Antecedido por… The Doctor’s Wife – Julian Grant – EUA – 6 min CF Curtas

Quinta-feira. 7 de Março

15.00h – Kauwboy – Boudewijn Koole – Hol – 81 min – SR – leg. port.

Jojo é um vivaço miúdo de 10 anos com uma vida complicada. Jojo encontra conforto numa gralha abandonada. Candidato holandês aos Óscares de Melhor Filme Estrangeiro 2013. Prémio Juventude da Academia de Cinema Europeu 2012.

17.00h – Otro Verano – Jorge Arenillas – Esp – 87 min – SR – leg. port.

De novo o cinema espanhol…Sara e Cano são um jovem casal que alugou uma moradia para passar um fim de semana de Agosto. Um thriller com toques fantásticos.

19.00h – Modus Anomali – Joko Anwar – Indonésia – OE – leg. port.

Um homem, a mulher e dois filhos estão de férias numa floresta, quando são surpreendidos por um estranho. Sem contar, o homem perde a noção do tempo real.

21.15h – White Tiger – Karen Shaknazarov – Rússia – 104 min – SR – leg. port.

Baseado em factos reais e realizado por Karen Shaknazarov, um dos mais importantes realizadores russos no activo. A Segunda Guerra Mundial está a chegar ao fim. Quanto mais destruidora e decisiva a armada russa se torna, mais vezes aparece no campo de batalha o apelidado “White Tiger”, um indestrutível tanque de guerra nazi.

23.15h – Berberian Sound Studio – Peter Strickland – GB – 92 min – CF – leg. port.

Um engenheiro de som a trabalhar para uns estúdios cinema de terror italiano decide imitar a arte com a realidade. Realizador do Discovery Award nos Baftas.

Antecedido por… Zimmer 606 – Peter Volkart – Suiç – 15 min CF Curtas

Sexta-feira, 8 de Março

15.00h – Feed Me With Your Words – Martin Turk – Eslovénia – 88 min – P&P – leg. port.

A fim de aperfeiçoar a sua pesquisa, Robert viaja para Itália onde encontra um “sem abrigo” fora do comum. O primeiro filme do premiado realizador de curtas metragens Martin Turk.

17.00h – Slice and Dice: The Slasher Film Forever – Calum Waddell – EUA – 75 min – P&P – leg. port.

Um documentário notável sobre filmes de horror ao longo dos tempos, numa celebração deste tipo de cinema. Dos inícios, a “Psyco” de Alfred Hitchcock até ao presente.

19.00h – La Planète Sauvage – René Laloux – Fra/ Checoslováquia – 72 min – 1973 – Homenagem René Laloux – vers. orig- leg ingl – versão restaurada.

Celebração dos 40 anos da estreia do mítico filme de ficção científica do realizador francês de cinema de animação René Laloux.

21.15h – The Tall Man – Pascal Laugier- 106’- EUA/Can/Fra – 106 m,in – P&P – leg. port.

O realizador de um dos mais assustadores filmes franceses de horror dos últimos anos, “Martyrs”, Pascal Laugier, regressa trazendo Jessica Biel no principal papel. Júlia Denning é uma enfermeira que vive com a filha depois da morte do marido, numa cidade chamada Cold Rock…

23.15h – Tulpa – Federico Zampaglione – Itália – 90 min – P&P – leg. port.

A Fangoria diz que é “o filme que os fãs do cinema de terror estavam à espera há anos” e o Film 4 acrescenta que é “um filme imperdível para os fãs do género”. “Tulpa” é uma produção italiana a fazer lembrar os célebres “giallo”, uma homenagem ao género. A produção da actriz Maria Grazia Cucinotta.

01.15h – Sawney : Flesh of Man – Ricky Wood Jnr – GB – 95 min – P&P – leg. port. (CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES)

Sawney é um religioso assassino psicopata que conduz o táxi negro do demónio.

Sábado, 9 de Março

15.00h – The Aryan Couple – John Daly – GB/EUA – 120 min – AE – leg. port.

O oscarizado Martin Landau (“Ed Wood” – Tim Burton, 1994) é o protagonista deste drama intenso passado na Segunda Grande Guerra. Um casal de judeus alemães sofre na pele a ira do Nazismo de Adolf Hitler. “O Casal Ariano” arrecadou cinco prémios para a realização de John Daly, em vários festivais de cinema norte-americanos. Daly, que ganhou 13 Óscares pela produção de filmes como “Platoon” ou “O Último Imperador”, agarra aqui as rédeas da realização.

17.00h – Midnight Son – Scott Leberecht – EUA – 90 min – P&P – leg. port.

Uma história de vampiros? Jacob é um jovem confinado a uma vida de isolamento, por causa do seu problema de pele que não o deixa expor-se à luz do sol. Do realizador Scott Leberecht , especialista de efeitos visuais (“The Legend of Sleepy Hollow”).

21.00h – Sessão Oficial de Encerramento e de Entrega de Prémios do Fantasporto 2013

Robot & Frank – Jake Schreier – EUA – 89 min P&P – leg. port.

Num futuro próximo, Frank, um ladrão de automóveis reformado, recebe em casa um Robot que vai cuidar dele. Com Susan Sarandon, (Óscar em “Dead Man Walking”), Frank Langella (“Frost/Nixon) e Liv Tyler (“The Lord of the Rings”, 2001).

00.15h – Filme Premiado Fantasporto 2013

Leave a Reply