SAPMI – Uma nação sem estado. Por João Machado.

Lapónia - I imagesCA3W3U6W

Sapmi  fica na parte norte da Escandinávia, e estende-se por quatro países: Suécia, Noruega, Finlândia e Rússia (península de Kola), num total de 390 000 quilómetros quadrados. É mais conhecida entre nós por Lapónia.  O povo lapão conta  actualmente cerca de 70 000 pessoas, que falam um idioma próprio o sami, que pertence ao grupo linguístico fino-úgrico. Sami é o nome porque se autodesignam, pois consideram o termo lapão pejorativo. O sami subdivide-se em várias línguas, existindo para algumas delas uma notação escrita. Na região vivem, em número muito superior, cerca de 2 000 000 de habitantes não sami, descendentes de colonos que ali se fixaram, sobretudo a partir do século XVI. desde que se consolidou a ocupação da região pelos vários países. Os Sami habitam ali, pelo que se calcula, há pelo menos quatro mil anos.

Lapónia - III - Kebnekaise_view_from_Tuolpagorni

O monte Kebnekaise fica na Suécia e é o ponto mais alto de todo o Sapmi. Este goza nos vários países de uma certa autonomia, existindo parlamentos com várias competências atribuídas, e outras formas de organização. Neste momento, com o apoio da ONU, parecem procurar alguma articulação entre as organizações dos vários países.

Esta fotografia de uma família sami, datará de cerca de 1900.
Esta fotografia de uma família sami, datará de cerca de 1900.

No passado, os Sami foram sobretudo caçadores e pescadores, tendo começado a explorar rebanhos de renas de modo mais organizado precisamente no século XVI. Hoje em dia só um número reduzido se poderá considerar propriamente nómada. O seu modo de vida também está a ser afectado pelos fenómenos que integram as designadas alterações climáticas, e pela introdução de industrias e barragens hidroeléctricas na região.

Lapónia - II -617x411

Para mais informações ver: http://canleira.blogspot.pt/2011/03/laponia.html. A este blogue, a  http://moda.kiiweb.com/artesanato-da-laponia/ e à wikipedia apresentamos os nossos agradecimentos.

Leave a Reply