Sapmi fica na parte norte da Escandinávia, e estende-se por quatro países: Suécia, Noruega, Finlândia e Rússia (península de Kola), num total de 390 000 quilómetros quadrados. É mais conhecida entre nós por Lapónia. O povo lapão conta actualmente cerca de 70 000 pessoas, que falam um idioma próprio o sami, que pertence ao grupo linguístico fino-úgrico. Sami é o nome porque se autodesignam, pois consideram o termo lapão pejorativo. O sami subdivide-se em várias línguas, existindo para algumas delas uma notação escrita. Na região vivem, em número muito superior, cerca de 2 000 000 de habitantes não sami, descendentes de colonos que ali se fixaram, sobretudo a partir do século XVI. desde que se consolidou a ocupação da região pelos vários países. Os Sami habitam ali, pelo que se calcula, há pelo menos quatro mil anos.
O monte Kebnekaise fica na Suécia e é o ponto mais alto de todo o Sapmi. Este goza nos vários países de uma certa autonomia, existindo parlamentos com várias competências atribuídas, e outras formas de organização. Neste momento, com o apoio da ONU, parecem procurar alguma articulação entre as organizações dos vários países.

No passado, os Sami foram sobretudo caçadores e pescadores, tendo começado a explorar rebanhos de renas de modo mais organizado precisamente no século XVI. Hoje em dia só um número reduzido se poderá considerar propriamente nómada. O seu modo de vida também está a ser afectado pelos fenómenos que integram as designadas alterações climáticas, e pela introdução de industrias e barragens hidroeléctricas na região.
Para mais informações ver: http://canleira.blogspot.pt/2011/03/laponia.html. A este blogue, a http://moda.kiiweb.com/artesanato-da-laponia/ e à wikipedia apresentamos os nossos agradecimentos.