FESTIN – CELEBRAR E FORTALECER A CULTURA LUSÓFONA ATRAVÉS DO CINEMA por clara castilho

9349741_b7nUl

FESTin regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, entre 3 e 10 de Abril de 2013, para a sua quarta edição. O FESTin surgiu em 2010, com o objectivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social. Em três edições completas e cinco mostras itinerantes em Portugal e no Brasil, o FESTin teve um público total de cerca de 10 mil espectadores.

Entre as novidades na programação, destaca-se uma homenagem ao prestigiado Festival de Gramado (Brasil) que, entre diversos filmes premiados, traz a Lisboa a estreia do filme Colegas, protagonizado por três actores com Síndrome de Down, que está a ser um fenómeno de sucesso no Brasil; o cinema de Angola será também homenageado através de uma parceria com o o IACAM – Instituto Angolano de Cinema Audiovisual e Multimédia. Haverá ainda uma maratona de documentários, uma mostra dedicada ao público infanto-juvenil e o I Encontro Internacional de Jornalistas de Cinema, que reunirá pela primeira vez profissionais ligados ao jornalismo, crítica e divulgação cinematográfica num debate sobre o sector.

Captura-de-ecrã-2013-03-6-às-10.34.33

 Mostra Infantojuvenil

Este ano a novidade e a organização da sua primeira mostra infantil dirigida a grupos escolares do 1º e 2º ciclo do ensino básico (6-12 anos). Ciente da importância de crianças e jovens se familiarizarem desde cedo com cinema independente, falado em língua portuguesa, pretende-se propiciar ao público mais jovem o acesso a um conjunto de filmes com forte componente pedagógica. Nesta sessão, o FESTin apresenta uma sessão de curtas-metragens na qual serão exibidos pequenos filmes cujas temáticas abordam desde a sensibilização ambiental a temas inerentes ao universo da infância como a descoberta do amor, a amizade e o medo da perda.

Os seis filmes em exibição nesta categoria são brasileiros.

Horários:
Escolas – 4 e 9 de abril | 11h00 | Sala 3
Famílias – 6 e 7 de abril | 16h00 | Sala 3
Duração: 55 minutos

 Toda a informação em http://festin-festival.com/

Leave a Reply