Abaixo-Assinado da Amnistia Internacional: PEDE a FRANÇA QUE VOTE A FAVOR DA SUPERVISÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO SAHARA OCIDENTAL

Mapa Sahara Ocidental

APOIA A AMNISTIA INTERNACIONAL

Amnistia Internacional - II

PEDE a FRANÇA QUE VOTE A FAVOR DA SUPERVISÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO SAHARA OCIDENTAL

Prisioneiras políticas

Em final de abril discute-se no Conselho de Segurança das Nações Unidas a renovação do mandado da Missão das Nações Unidas para o Referendo do Sahara Ocidental (MINURSO). A missão deveria incluir um mecanismo de supervisão dos direitos humanos. 

A MINURSO é a única missão das Nações Unidas a quem, entre as suas funções, não foi atribuída a vigilância e supervisionamento dos Direitos Humanos.

ATUA!

A morte de 13 pessoas (11 membros das forças de segurança e dois saharauis) em Gdim Izik e El Aaiún em novembro de 2010 ainda por investigar, o recente julgamento militar de civis saharauis, que alegadamente foram torturados, as restrições e a perseguição que sofrem ativistas e defensores saharauis por levar a cabo o seu trabalho são alguns exemplos da importância que exista um mecanismo independente para supervisionar o respeito pelos direitos humanos no Sahara Ocidental e nos campos de Tindouf. 

A presença de observadores independentes ofereceria informação independente e imparcial sobre a situação atual dos DDHH. Permitiria documentar as violações de direitos humanos evitando acusações infundadas e poderia ajudar as partes a superar a sua desconfiança mútua e a construir um ambiente propício à negociação política.

http://www.es.amnesty.org/actua/acciones/sahara-minuros-abril13/

Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental

apsocidental.blogspot.pt

https://www.facebook.com/AssociacaoDeAmizadePortugalSaharaOcidental

Leave a Reply