A VERDADEIRA TRAGÉDIA DO BANGLADESH, por ALEXANDRE DELAIGUE

Selecção, tradução e montagem por Júlio Marques Mota

PARTE II
(continuação)

Bangladesh é agora o segundo maior exportador de têxteis do mundo, atrás de China, mas à frente da vizinha Índia. Este sector tem alterado profundamente esta sociedade rural e patriarcal: os primeiros empregados foram mães solteiras, viúvas ou as mulheres repudiadas que se assim se emanciparam. O sector está na linha da frente quanto às reivindicações sociais no país, pelo aumento de salários e pela melhoraria das condições de trabalho.

A exportação de têxteis esteve também na origem do arranque económico do país; o PIB per capita aumentou de US $ 600 por ano para 1300 em 2010. Os têxteis ocupam hoje 4 milhões de pessoas.

JMM - gráfico - IV

Mas vale a pena confrontar este gráfico sobre o produto  per capita no Bangladesh com o produto per capita americano e sobretudo quando os americanos tinham uma indústria têxtil que lamentavelmente funcionava em condições que, em muitos casos, fazem lembrar as condições de hoje no Bangladesh, bem espelhadas aliás pela história do grande acidente que se verificou em Nova York no ano de 1911,   conhecido como o triangulo de shirtwaist fire,   e lamentamos as fotos seguintes.

JMM - gráfico - V

 Algumas fotos desse tempo:

JMM - IV

JMM - V

JMM - VI

JMM - VII

(continua)

Leave a Reply