TELEMÓVEIS – DESDE 1973 por clara castilho

9349741_b7nUl

Parece que o telemóvel existe há 40 anos. Quando foi criado, nem eu sonhava em tal coisa. Já tinha passado horas ao telefone, primeiro com as amigas, arranjando assunto para falar horas a fio… até berrarem comigo para largar o telefone…. Depois com os rapazes, essas mais curtinhas que a minha experiência com os homens mostrou-me que são muito mais rápidos: trata-se o assunto e pronto! Haverá excepções…

Pois o telemóvel parece que foi comercializado em 1973, a partir do modelo de Martin Cooper, da Motorola. Os primeiros pesavam muito e eram enormes.

telemovel

Não quero falar agora dos benefícios ou malefícios desta inovação, dos bons e maus usos que dela fazemos… Nem do “ 1stFone” , apresentado pela empresa OwnFone, e que é dirigido a crianças de quatro anos e tem apenas a função básica de telefone….

Quero é trazer-vos um pequeno filme delicioso, de 1922. Nele aparecem duas mulheres numa rua norte-americana transportando um telefone portátil. O vídeo raro foi publicado online pela British Pathé, um site que se dedica ao meio audiovisual. Neste preciso momento os responsáveis do site está a tentar descobrir mais sobre este aparelho, que a provar-se que realmente existiu e funcionou, é uma revolução. Historicamente os primeiros testes com telemóveis foram testados entre 1910 e 1920, o que dá alguma credibilidade às imagens. Seja como for é engraçado!

http://

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: