PRIMEIRA GRÃ-MESTRA DA GRANDE LOJA FEMININA DE PORTUGAL LANÇA LIVRO SOBRE AS MULHERES NA MAÇONARIA. HOJE, em LISBOA.

maçonaria_capa.indd

O livro Para a História da Maçonaria Feminina em Portugal, de Maria Manuela Cruzeiro, será lançado amanhã, 18 de Junho, pelas 18:30 horas, na Grande Loja Feminina de Portugal, na Rua da Palma, 288, 1.º andar, Lisboa. A obra será apresentada por Manuela Harthley, membro da Federação Europeia de Psicanálise.

Para a História da Maçonaria Feminina em Portugal regista importantes momentos históricos, pela mão de uma das principais intervenientes, Maria Manuela Cruzeiro, primeira grã-mestra da Grande Loja Feminina de Portugal e uma das quatro primeiras maçonas portuguesas membros da primeira Loja Feminina, «Unidade e Mátria», instalada em Lisboa em 1983.

A obra destaca o caminho percorrido pelas mulheres na Maçonaria, desde precursoras como Ana de Castro Osório ou Adelaide Cabete, à formação das primeiras Lojas exclusivamente femininas em Portugal. A autora procura ainda desmistificar os princípios, objectivos, filosofia e acções da Maçonaria.

Maria Manuela Cruzeiro licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e, posteriormente, especializou-se em Biblioteconomia (Ciências Documentais) na Universidade de Coimbra.

O interesse pela investigação começou a fazer-se sentir ainda durante o curso, o que a levou a escolher, como tese de licenciatura, a vida e a obra de Christine de Pisan, mulher das Letras do século XIV. O gosto pela investigação histórica levou-a depois a publicar a Bio-Bibliografia de Leonor da Fonseca Pimentel e José Fontana – Vida e Obra. Para a História da Maçonaria Feminina em Portugal nasce do seu interesse pela Maçonaria Feminina e da vivência pessoal desta instituição.

Estamos ao dispor para mais informações.

Com os melhores cumprimentos,

Inês Figueiras

Âncora Editora

Av. Infante Santo, 52 – 3.º Esq.

1350-179 Lisboa

Tel. 213 951 221 Fax 213 951 222

www.ancora-editora.pt

www.facebook.com/ancoraeditora

Leave a Reply