FORGOTTEN – III – Fotografias de Fábio Roque

Apresentamos hoje quatro fotos do projecto Forgotten – o projecto que Fábio Roque levou a cabo, recolhendo imagens de quatro minas.

Imagem1

Estrutura

Imagem2

A mina

Imagem3

Luz pela porta

Imagem4

  Contraluz

A mina de pirites do Lousal, situada no concelho de Grândola, foi explorada desde fins do século XIX. Nos anos 40 do século XX, teve grande incremento, vindo a ser, nos anos 50, uma das minas mais modernas do País. Nos anos 80, com a crise provocada pela produção industrial do enxofre (que passou a ser retirado gratuitamente nas plataformas de petróleo), as minas da faixa piritosa foram sendo desactivadas. A do Lousal encerrou em 1988. Como sempre acontece com o encerramento de minas, povoações que vivem do comércio com as famílias de mineiros, entram em decadência. Foi o que aconteceu com o Lousal. Porém, no início dos anos 90, o Município de Grândola e a Fundação Frédéric Velge lançaram um programa de revitalização do Lousal  assente na criação de um pólo de atracção baseado no turismo cultural. Foi criado o Museu Mineiro do Lousal e o Centro de Ciência Viva do Lousal. Disso falaremos amanhã.

2 Comments

  1. Boa tarde,

    é uma pena as imagens continuarem demasiado pequenas.
    Perde o Blog, perde o autor, e perde quem as quer ver em mais pormenor.
    Vale atenção que tiveram ( dou a mão à palmatória ) pela segunda vez divulgarem o trabalho de um autor português.

    Um abraço

    1. Prezado Amigo, Colocámos as fotografias com a dimensão máxima que a sua pré-definição permite. Por limitação técnica (que as nossas limitações nesta matéria não conseguem ultrapassar), não podemos fazer melhor. Quanto à divulgação que fazemos do excelente trabalho do Fábio Roque, é um prazer e um dever, pois é um membro da nossa tripulação. Havemos de ver com ele a possibilidade de aumentar as dimensões das fotos, pois creio que ele terá possibilidade de pré-definir tamanhos diferentes. Um abraço.

Leave a Reply