FALECEU O GENERAL NUNO FISHER LOPES PIRES

Acabamos de receber da Associação 25 de Abril o seguinte comunicado

Cara(o)s associada(o)s e amiga(o)s

É com enorme pesar e maior desgosto que vos informo do falecimento do nosso sócio Nuno Manuel Guimarães Fisher Lopes Pires.

Militar de Abril desde as primeiras horas, Fisher Lopes Pires foi dos poucos tenentes-coronéis que participaram em reuniões conspirativas do Movimento dos Capitães, que nos levariam ao 25 de Abril de 1974, tendo sido um dos que integrou a equipa que do Posto de Comando na Pontinha dirigiu as operações da acção libertadora desse dia.

Na sequência do 28 de Setembro de 1974 e da demissão de vários elementos da Junta de Salvação Nacional, Lopes Pires foi nomeado para este órgão; integrou o Conselho da Revolução quando, no seguimento do 11 de Março de 1975, este se formou, aí se mantendo até Abril do mesmo ano , quando se decidiu demitir e passar à situação de reserva.

Condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, manteve-se permanentemente coerente com os valores e ideais da Liberdade, da Democracia, da Justiça Social e da Paz, valores de Abril, que o levaram a transformar-se num dos expoentes máximos do MFA, que ele dignificou com a sua acção.

Sempre com uma postura de discrição, mas inflexível em termos de ética e moral, foi um dos sócios fundadores da Associação 25 de Abril e integrou a sua Direcção, tendo coordenado os actos comemorativos dos 15.º e 20.º aniversários do 25 de Abril. Actualmente pertencia ao Conselho da Presidência da A25A.

Por tudo isso, hoje, dia em que o MFA mas também o País ficam mais pobres, quero prestar-lhe, em nome da Associação 25 de Abril e de mim próprio, uma sincera e singela homenagem, com um enorme abraço da maior amizade e consideração.

Até sempre, Fisher!

Vasco Lourenço

P.S. O corpo do Fisher Lopes Pires irá hoje, 11 de Julho, a partir das 20h00 para a igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Laranjeiro, onde será velado.

O funeral realiza-se, no dia seguinte, 12 de Julho, com missa de corpo presente às 12h00

Leave a Reply