EDITORIAL – MORREU VO NGUYEN GIAP

Imagem2

 

Sexta-feira passada, com 102 anos, morreu o general Giap, vencedor de franceses e americanos nas longas guerras de independência que dilaceraram a Indochina, a seguir à Segunda Guerra Mundial. Vejam em:

http://outraspalavras.net/destaques/giap-o-homem-que-humilhou-dois-imperios/

Giap foi o líder militar dos vietnamitas na sua luta contra os poderes imperialistas nas guerras contra franceses e americanos.  Teve um papel incontestável nos sucessos obtidos. Podem tecer-se muitas conjecturas à volta da sua pessoa, e fazer análises diferenciadas sobre o que foram e o que representaram as guerras no Vietname, mas não se pode negar que constituíram marcos na história.

A batalha de Dien Pien Phu em 1954, decisiva para terminar com a ocupação francesa da Indochina, quebrando o mito da invencibilidade dos exércitos ocidentais, e a ofensiva do Tet em 1968, contra os norte-americanos, que mostrou ao mundo a firme disposição dos  vietnamitas em continuar a sua luta, enfrentando o gigantesco poderio militar norte-americano, resultaram de campanhas orientadas por Giap. Saliente-se que ele nunca teve uma formação académica militar específica. Terá obviamente tido preparação específica em vários períodos da sua vida, na medida em que desde cedo participou em acções contrárias ao domínio francês da sua terra. O seu génio militar foi amplamente reconhecido, mas o traço decisivo das campanhas que dirigiu foi serem desenvolvidas contando com o forte apoio das populações das regiões onde se desenrolavam, em total contraste com a sobranceria e brutalidade dos ocupantes. A propaganda pode valorizar ou desvalorizar o papel de Giap, assim a luta dos povos da Indochina pela independência, mas não conseguem esconder que assinalaram um momento muito importante da história do mundo.

Leave a Reply