SERÁ QUE NÃO ASSISTIMOS JÁ A ESTE ESPECTÁCULO? OS RESULTADOS PASSADOS NÃO SÃO NENHUM GUIA PARA OS RESULTADOS FUTUROS – Por DANIEL ALPERT

Selecção e tradução por Júlio Marques Mota

DÉCIMA QUARTA PARTE

Daniel Alpert, Westwood Capital, LLC, Research

(CONTINUAÇÃO)

The Market is the Only Healthy Part of the Economy:

(26 de Março de 1930) O comportamento violento do mercado accionista  tem  ultimamente dado origem a apreensão em algumas grandes empresas dos mercados financeiros para quem  uma nova e desenfreada onda de especulação está prestes a recomeçar.

O espectro de um mercado voraz, que mais uma vez vai devorar todo o crédito disponível, anulando os esforços do Federal Reserve em disponibilizar dinheiro fácil à actividade económica, está a ser a ser considerado como altamente provável. Os principais banqueiros afirmam no entanto  não ver nenhum sinal de alarme nos mercados.

Dizem que um mercado em forte ascensão pode dificilmente pode ser considerado como esperado com as actuais condições de actividades económicas. Por outro lado, um mercado flutuante terá um efeito valioso em levantar a moral pública e estimulando optimismo empresarial.

O comportamento violento do mercado de acções  ultimamente tem dado origem a apreensão nalgumas  instituições financeiras de que uma nova e desenfreada onda especulativa estará  prestes a começar.  O espectro de um mercado voraz, que mais uma vez pode  devorar todo o crédito disponível, anulando os esforços do FED em  abastecer a actividade económica com dinheiro fácil, está-se nestas instituições a perfilar no horizonte.

No entanto, os principais banqueiros professam não estarem a ver nenhum tal sintoma alarmante.   Dizem que um mercado em crescimento desenfreado  dificilmente pode ser esperado com as condições de negócios, como elas estão agora.  Por outro lado, um mercado flutuante terá um efeito válido ao  levantar a moral pública e ao estimular  o optimismo empresarial.

danalbert - XXI

Os testes de resistência ainda não o mostraram mas os bancos estão em dificuldade:

(1 de Abril de 1930) Os pedidos para apresentação de declarações sobre a situação financeira das instituições a partir de 27 de Março, foi enviado  ontem para os bancos nacionais pelo Controller of the Currency e para os bancos estaduais  e empresas de confiança pelo  State Superintendent of Banks, é susceptível de revelar algumas profundas mudanças desde o final do ano passado.

Alto Volume de transacções na Bolsa –  ao estilo de 1930:

(1 de Abril de 1930)  Apesar do aumento nas transacções na bolsa o que parece indicar que o público se está a empenhar na compra de acções e numa escala compatível com a do verão passado, os corretores apontam que considerar  o montante de  5  milhões como sendo o total de títulos transaccionados nos últimos dias é  um pouco enganador. Em primeiro lugar, o volume de transacções feitas por profissionais é   uma parte  considerável do total de transacções. Outro factor que deve ser levado em consideração, afirmam os corretores, é o aumento do número de acções admitidas para  transacções em mercados regulados, ou seja, admitidos nas Bolsas.

(continua)

______

Para ler a Décima Terceira Parte deste trabalho de Dan Alpert, publicada ontem, dia 30 de Outubro, em A Viagem dos Argonautas, vá a:

http://aviagemdosargonautas.net/2013/10/30/sera-que-nao-assistimos-ja-a-este-espectaculo-os-resultados-passados-nao-sao-nenhum-guia-para-os-resultados-futuros-por-daniel-alpert-13/

Leave a Reply