RIO INDO – O BERÇO DE UMA CIVILIZAÇÃO ANTIGA. Por JOÃO MACHADO.

Indus_river_svg
  Bacia Hidrográfica do Rio Indo
Obrigado à Wikipedia

O Rio Indo nasce no Tibete, actualmente sob o domínio chinês, perto do lago Mannasarovar, a mais de 4 000 metros de altitude. Ao longo de um percurso de cerca de 3.180 quilómetros, atravessa a Índia, pela região de Jammu e Cachemira, e a seguir entra no que é hoje o Paquistão, que atravessa de norte a sul até desaguar no Mar da Arábia.  A sua água é essencial para a economia da região, o que faz com algumas pessoas o comparem ao Nilo.  A bacia hidrográfica cobre cerca de 1.165.000 quilómetros quadrados, e parte dela  localiza-se na China, Índia e Afeganistão.

Pakistan_location_map_svg
Mapa do Paquistão. É visível a importância do rio Indo.
Obrigado à Wikipedia

A presença do rio Indo e de outro rio, entretanto desaparecido, o Saraswati, que atravessaria o território onde hoje é o Deserto do Thar, atraiu  a fixação de população desde tempos imemoriais.  Ali, nos terceiro e quarto milénio antes de Cristo, existiu uma importante civilização, que só começou a ser investigada arqueologicamente cerca de 1920, e que se convencionou chamar Civilização do Vale do Indo, havendo muitas razões para pensar que não seria inferior à do antigo Egipto ou da Mesopotâmia. Foram ali encontradas as ruínas de importantes cidades, como Harappa e Mohenjo-Daro, entre muitas outras de menos importância.

SarasvatiA desaparição desta civilização urbana, e que terá exercido importante influência até ao Mediterrâneo, ao Mar Cáspio e à China, terá sido causada por desastres naturais. A monção terá sofrido uma deslocação para oriente, o que provocou uma alteração no regime de chuvas e a desertificação da região. Inclusive, grandes florestas ali existentes foram desaparecendo. Não será de excluir que a acção do homem, ao derrubá-las para aumentar os campos cultivados, tenha tido influência no fenómeno. Parece não se confirmar que a decadência desta civilização tenha sido causada por invasões do exterior, hipótese anteriormente formulada. A desaparição do rio Saraswati, junto do qual se fixavam as populações, ainda mais do que junto do Indo, é que terá sido a causa decisiva do fim da civilização do Vale do Indo.

800px-Schnabeldelphin-drawing
Golfinho do rio Indo – uma espécie em risco
Obrigado à Wikipedia

Leave a Reply