ASSOCIAÇÃO ABRIL – CICLO RADIOGRAFIAS DO NOSSO TEMPO – O PAPEL DO 25 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA DA DEMOCRACIA EM PORTUGAL

 

25 de Novembro - II

Convite

Dando continuidade às conferências incluídas no Ciclo “Radiografias do nosso tempo” vamos desta vez ao encontro da memória, lembrando um momento crucial da nossa história recente: o 25 de Novembro. Vimos, pois, propor-vos uma reflexão sobre o papel do 25 de Novembro na história da democracia em Portugal, analisado  sob os diferentes olhares de protagonistas que estiveram em trincheiras opostas-Otelo Saraiva de Carvalho e Vasco Lourenço– e o olhar interpretativo e sintético do historiador António Reis.

25 de Novembro 2013

18h30 

Sociedade Portuguesa de Autores (Av.Duque de Loulé, nº31)

Gostaríamos muito de contar com a vossa presença e que divulgassem entre os vossos contactos.

O “25 de novembro” terá sido a derrota do “25 de abril”, como alguns teimam em dizer? O “25 de novembro” abriu caminho a um desequilíbrio nas Forças Armadas que acabou por vitimar, política e militarmente, os setores moderados que foram responsáveis pelo seu êxito? Ou o “25 de Novembro” representou, no fundo, o “25 de Abril” possível na Europa de então?

(in Francisco Seixas dos Santo, blogue “Duas ou três coisas”).

Os futuros compêndios de História poderão resumir o evento em escassas linhas: Após um Verão Quente de disputa entre forças revolucionárias e forças moderadas, pela ocupação do poder, civis e militares chegaram ao outono a contar espingardas. O confronto tantas vezes anunciado pareceu por fim inevitável, quando, na madrugada de 25 de Novembro, tropas para-quedistas ocupam diversas bases aéreas, na expectativa de receber apoio do COPCON. Mas um grupo operacional de militares, chefiado por Ramalho Eanes, liquidou a revolta no ovo, substituindo o PREC (Processo Revolucionário em Curso) pelo “Processo Constitucional em Curso”.

(in Manuela Cruzeiro, Centro de Documentação 25 de Abril,).

Um abraço com os cravos de Abril

Maria Guadalupe Magalhães Portelinha
(Presidente da Comissão Coordenadora)

Associação Abril
Rua Castilho, 61-2.ºdto
1250-068 Lisboa
tm 966 785 119
associabril@gmail.com
http//:associabril.blogspot.com
associação abril/facebook

 

Leave a Reply