MISSISSIPPI, O MAIOR RIO DA AMÉRICA DO NORTE – por JOÃO MACHADO

Mississippi_watershed_map_1
Obrigado a Wikimedia Commons e Jon Platek

O Mississippi, o Pai das Águas, percorre 3.779 quilómetros desde a nascente, no Lago Itasca, Clearwater County, no norte do estado do Minnesota, até à foz no golfo do México. Atravessa 10 estados dos EUA, Minnesota, Wisconsin, Iowa, Illinois, Missouri, Kentucky, Tennessee, Arkansas, Mississippi e Louisiana. A sua bacia hidrográfica estende-se por mais de 3.000.000 de quilómetros quadrados, em 32 estados norte-americanos e 2 canadianos. Recebe água de mais de 100 rios, inclindo rios de grande importância, como o Illinois, o Missouri, o Ohio  e o Arkansas. De realçar que o Missouri, que nasce no estado de Montana, e desagua pouco acima da cidade de St. Louis, tem quase o mesmo comprimento que o Mississippi.

Nascente do Mississippi, no Lago Itasca Obrigado a Wikimedia Coommons
Nascente do Mississippi, no Lago Itasca
Obrigado a Wikimedia Coommons

Costuma dividir-se o Mississippi em Superior, até à confluência com o Missouri, Médio, até se encontrar com o Ohio, e Inferior, até à foz. Ao longo do seu curso banha importantes cidades como as Twin Cities (Minneapolis/St. Paul), St. Louis, Memphis, Nova Orleães, Baton Rouge e muitas outras de menor dimensão. Passa pelas zonas agrícolas mais férteis  do país, e a navegação é muito intensa na maior parte do seu curso. São muito numerosas as pontes, diques, barragens construídas para o atravessar, regularizar ou dele tirar partido de diversas formas. Para ter uma ideia dos problemas ambientais que ocorrem vá a:

http://www.nature.org/ourinitiatives/habitats/riverslakes/placesweprotect/mississippi-river.xml

800px-Mississippi_River_-_New_Orleans
O Mississipi em Nova Orleães
Obrigado a Wikimedia Commons

O rio Mississippi tem servido de tema a obras literárias e musicais. Autores como Faulkner, Mark Twain e Melville utilizaram-no como pano de fundo em obras suas. Recordamos em especial Huckleberry Finn, de Twain, publicada pela primeira vez em 1884, em Inglaterra, e considerada como um marco da literatura norte-americana.

550px-Huckleberry_Finn_book

Leave a Reply