Hoje. às 18.30, na Livraria Ferin, em Lisboa, Ernesto Rodrigues apresenta romance histórico e colectânea de poemas – por Inês Figueiras

livro&livros1 

Ernesto Rodrigues apresenta hoje, pelas 18:30 horas, as suas mais recentes obras na livraria Ferin, em Lisboa: o romance histórico A Casa de Bragança, que une ficção a uma grande investigação histórica, e a colectânea de poemas Do Movimento Operário e Outras Viagens. Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de cujo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias é vice-director, presidiu à primeira direcção da Academia de Letras de Trás-os-Montes (2010-2013). Inês Figueiras começa hoje a sua colaboração neste espaço diário com uma breve nota sobre o duplo lançamento que hoje, 27 de Novembro, se realizará na Livraria Ferin, Rua Nova do Almada, 70, em Lisboa.

  

Imagem1A Casa de Bragança abre com o casamento de D. Inês e D. Pedro nesta cidade, onde lhes nascera o segundo filho, D. João de Portugal e Castro, calhado para um trono que as vicissitudes pessoais e históricas entregaram ao meio-irmão D. João I. Essa figura é reabilitada na memória da família Roiz, cuja casa triangula a igreja de Santa Maria e a Domus Municipalis, outras moradas dentro da vila e cidadela, o que significa contar as origens do burgo, a construção do castelo e a linhagem dos Rodrigues, desde 1014, coetâneos da nacionalidade e dos Bragançãos, de que Inês de Castro também descende.

Do Movimento Operário e Outras Viagens reúne 40 poemas de quem se estreou, na poesia, há 40 anos. Escritos em viagemImagem2 pelo mundo, tanto reflectem as vivências de diferentes cidades como são uma ode à família ou chamam a atenção para a história, a cultura e a sociedade portuguesas.  Ernesto Rodrigues (Torre de Dona Chama, 1956) é poeta, ficcionista, crítico, ensaísta, editor literário e tradutor de húngaro, com uma extensa e múltipla obra publicada.

Leave a Reply