SANTORINO – UMA ILHA NO MAR EGEU. Por João Machado.

Cyclades_map_names_de
Obrigado a Wikimedia Commons

Santorino ou Santorini é uma ilha do mar Egeu, localizada no extremo sul do grupo das Cíclades, um arco de mais de 200 ilhas  que tem como centro a antiga  ilha sagrada de Delos, situada junto de Mykonos. Dá-se o mesmo nome ao arquipélago em que Santorino está incluída, formado por cinco ilhas que formam um círculo à roda dos restos de uma antiga cratera (caldeira) de vulcão, invadida pelo mar. A laguna resultante tem sensivelmente 12 quilómetros por 7, estando cercada em grande parte por falésias que atingem 300 metros de altura.  A profundidade chega a atingir 400 metros, possibilitando a navegação. Santorino fica a cerca de 200 quilómetros a sudeste da Grécia continental e a cerca de 110 a norte de Creta. Apenas a ilha principal, também conhecida por Thera, e Thirasia são habitadas. Também se usa o nome de Thera para designar o arquipélago. A capital é Fira ou Thira.

600px-Santorin
Obrigado a Wikimedia Commons

Santorino hoje em dia vive sobretudo do turismo. As suas belezas naturais são enormes e justificam a deslocação. A parte histórica, com destaque para os trabalhos arqueológicos que têm sido desenvolvidos, como em Akrotiri, desperta grande interesse.    Extraiu-se ali durante muito tempo pedra para construção, até 1986, tendo esta indústria sido suspensa devido ao risco que representava para a manutenção da caldeira vulcânica. Pratica-se a agricultura, produzindo-se vinho e tomate de grande qualidade, entre outros géneros. O clima é quente e  seco, mesmo desértico, segundo a classificação de Köppen.  O arquipélago tem uma área de cerca de 90 quilómetros quadrados e a população fixa ronda os 15000 habitantes.

Houses_on_the_caldera,_Santorini
Casas sobre a caldeira vulcânica de Santorino
Obrigado à Wikimedia Commons

O vulcão de Santorino continua activo e na zona regista-se uma sismicidade importante. Pertence ao arco vulcânico do sul do Mar Egeu, local de encontro das placas tectónicas africana e euroasiática. Tem tido actividade nos tempos recentes, mas há que referir que foi protagonista de uma das mais violentas erupções registadas nos tempos históricos, no segundo milénio antes de Cristo. Em data difícil de precisar exactamente, talvez cerca de 1600 antes de Cristo, registou-se uma erupção de efeitos superiores à do Krakatoa, ocorrida em 1883 na Indonésia, que teve efeitos em todo o nosso planeta. Terá destruído a ilha, provocado um maremoto gigante, causado a aniquilação de localidades como Akrotiri, na própria ilha de Santorino, ou Thera,  e tido efeitos devastadores no Mediterrâneo Oriental, afectando gravemente a civilização minóica, nomeadamente a cretense, pertencente à Idade do Bronze tardia. Os seus efeitos foram registados na China. Terá estado na origem do mito da Atlântida.

2500px-AKROTIRI_SHIP-PROCESSION-FULL_PANO-3
Uma procissão de barcos em Akrotiri – fresco
Obrigado à Wikimedia Commons

Ler:

http://www.visit-santorini.com/site/history.htm

http://www.volcanodiscovery.com/santorini/minoan-eruption/size.html

http://www.geology.sdsu.edu/how_volcanoes_work/santorini.html

1 Comment

Leave a Reply