ARQUIPÉLAGO DE CHAGOS, no OCEANO ÍNDICO. Por JOÃO MACHADO.

DiegoGarcia1
Obrigado a Wikimedia Commons

O arquipélago de Chagos fica no Oceano Índico, a meio caminho entre a Indonésia e Madagáscar, a cerca de 1.500 quilómetros a sul da Índia. É composto por sete atois, formações de coral que totalizam mais de 60 ilhas, a maior das quais é Diego Garcia. Está situado num dos  topos de uma  cadeia montanhosa submarina a que também pertencem  as Maldivas, a cerca de 500 quilómetros para norte, e as Laquedivas.  Com uma área terrestre de cerca de 60 quilómetros quadrados, é actualmente um território sob administração britânica. Incluindo a área marítima, estende-se por mais de 50.000 quilómetros quadrados.

Obrigado a Wikimedia Commons

O arquipélago de Chagos integra um ecossistema que abrange também os arquipélagos vizinhos. Assim foi ali constituída em 2010 uma reserva marítima com mais de 640.000 quilómetros quadrados, para procurar assegurar a vida natural existente, de grande diversidade, e que estará ameaçada, entre outras razões, pela presença de uma importante base militar norte-americana em Diego Garcia, ali instalada na década de 1970.  Será de recordar que os portugueses foram os primeiros europeus a atingir estas ilhas, no século XVI, e as baptizaram de Chagas, em honra das Chagas de Cristo. O arquipélago ficou a ser chamado na altura como Bassas de Chagas. Posteriormente, estabeleceram-se ali colonos franceses e escravos africanos, e de outras procedências. A partir de 1815, do Congresso de Viena, ficou sob a suzerania inglesa.

Nazareth_Bank-1794_Samuel_Dunn_Wall_Map_of_the_World_in_Hemispheres_-_Geographicus_-_World2-dunn-1794
Mapa de 1794, de Samuel Dunn
Obrigado à Wikimedia Commons

No canto superior direito do mapa reproduzido acima, que é um extracto do mapa-mundo elaborado pelo matemático e astrónomo inglês Samuel Dunn, no século XVIII, podemos ver as Bassas de Chagas. Hoje em dia, para além da importância da conservação do ambiente e da biodiversidade na região, há que ter em conta a situação dos habitantes do arquipélago, que foram deportados na década de 1970, para assegurar que a presença da base militar em Diego Garcia não seria futuramente afectada por alterações políticas no estatuto do arquipélago. Existe um contencioso sobre o assunto, parte do qual poderá ser analisado nos links indicados abaixo.

Ler:

http://chagos-trust.org/about/chagos-marine-reserve

http://www.chagossupport.org.uk/

http://diplo.org.br/imprima153

http://www.chagos.org/home.htm

http://www.opendemocracy.net/ourkingdom/peter-harris/problem-with-chagos-islands

Leave a Reply