GREENPEACE BRASIL – DESMATAMENTO ZERO – MORATÓRIA DA SOJA

Logo - Brasil

Moratória da soja

Na semana passada, a moratória da soja foi renovada por mais um ano. Criada em 2006 como resultado de uma campanha liderada pelo Greenpeace, ela estabelece a não comercialização de soja oriunda de fazendas envolvidas em desmatamento na Amazônia após julho daquele ano, e assim ajuda a impedir a destruição da floresta.

Na época, o Greenpeace conduziu uma investigação complexa sobre a indústria da soja no Brasil e descobriu que grandes empresas internacionais estavam comprando soja ligada ao desmatamento da floresta amazônica. A partir das denúncias, formou-se uma aliança entre organizações da sociedade civil e empresas consumidoras para combater o problema. Em resposta, as maiores comercializadoras do grão anunciaram uma moratória de dois anos para não comprar soja de desmatamento a partir de 2006. Desde então, ela é renovada ano a ano.

Até hoje, a moratória tem sido uma ferramenta essencial para contribuir com a redução do desmatamento na Amazônia e fortalecer a governança na região. A partir de 2015, um novo mecanismo deverá substituí-la. Leia mais no nosso site.

O Greenpeace continua engajado no processo coletivo para garantir o desmatamento zero. Você também pode ser protagonista dessa história!

FacebookTwitter

Compartilhe a petição

Se você já assinou pelo Desmatamento Zero, compartilhe o site da campanha com seus amigos. Vamos lutar pela proteção de nossas florestas.

Junte-se a nós

Abraços,
Rômulo Batista
Coordenador da campanha Amazônia
Greenpeace Brasil

Leave a Reply