A ASSOCIAÇÃO D’ORFEU NO V SEMINÁRIO PARA O ASSOCIATIVISMO EM ÁGUEDA – por Clara Castilho

V Seminário para o Associativismo, iniciativa conjunta do Município de Águeda e da d’Orfeu Associação Cultural, com o apoio da Junta de Freguesia de Águeda, decorre de 7 a 28 de Março, com formadores especializados na actividade cultural, desde a concepção de um projecto até à sua divulgação e documentação, num total de 15 sessões.

águeda

Na senda das edições anteriores, em que participaram centenas de dirigentes associativos (tanto de Águeda como de outros pontos do país), o Seminário para o Associativismo pretende ser uma inspiradora experiência colectiva de formação, conferindo aos participantes oportunidades únicas para desenvolver as suas competências no contexto associativo, ao mesmo tempo que podem esclarecer dúvidas e melhorar práticas já implementadas nas suas organizações. Este Seminário baseia-se, em boa medida, na partilha da experiência acumulada da d’Orfeu, associação cultural de referência na região e reconhecida por via da sua constante actividade cultural, e da sua rede de parceiros.

A abertura da edição deste ano do Seminário foi no dia 7 de Março, às 19h00, numa sessão para toda a comunidade e imprensa, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda. Ao longo do mês de Março, os módulos teórico-práticos sucederam-se em horário pós-laboral, alternando entre o Edifício-Sede da Freguesia de Águeda/Borralha e o Espaço d’Orfeu. No dia 28 de Março, a partir das 18 horas, a sessão de encerramento incluirá Debate sobre os resultados e as experiências desta 5ª edição, a apresentação do livro “Liderança Comunitária. Estudo Colaborativo com Dirigentes Associativos” e a entrega dos Certificados.

O V Seminário para o Associativismo é dirigido aos membros das associações do concelho de Águeda, mas está aberto à participação de todos os interessados. Cada associação pode inscrever quantos participantes desejar, num ou em vários workshops, sendo a inscrição gratuita e aceite por ordem de chegada.

A d’Orfeu é uma associação cultural que iniciou actividade em 1995 em Águeda com o objectivo de dinamizar actividades culturais através da música e da sua relação com todas as outras formas de expressão.

Nos primeiros anos dinamizou energicamente a formação das músicas tradicionais, rurais e urbanas, apresentando inovadores olhares sobre a tradição e organizou espólio documental. Nos anos seguintes, depositou atenção na criação de variadíssimos eventos públicos como os festivais temáticos com a perspicácia constante de apresentar oferta cultural normalmente alternativa em Portugal.

A d’Orfeu tem vindo a dedicar-se ao reforço e à dinamização de recursos de apoio à criação e desenvolvimentos artísticos. Geograficamente expandida, tanto pelas relações que foi sustentando local e internacionalmente como pela diversidade de interesses, a associação ultrapassa hoje o seu espaço físico através de todos os seus sócios, amigos, alunos, parceiros, etc., que pela sua actividade multirelacional representam uma vontade muito humana: a de questionar a cultura que temos, baralhar criativamente e voltar a dar.


Leave a Reply