AS CAIXEIRAS Cia DE BONECAS DE BRAÍLIA – por Clara Castilho

Quinta-feira, 27 de Março, edição dedicada ao teatro

teatro4

Formada pelas actrizes e bonequeiras Amara Hurtado, Jirlene Pascoal e Mariana Baeta, As Caixeiras Cia. de Bonecas foi criada em 2007, em Brasília, Distrito Federal, com o objectivo de pesquisar o teatro de formas animadas.

A partir de suas experimentações, surge o primeiro espectáculo do grupo: “Coisas de Mulher”. Utilizando a técnica do Teatro Lambe-lambe, o trabalho é apresentado desde 2008 e encena três histórias sobre o universo feminino, todas voltadas para maiores de 14 anos.

caixeiras

O “Teatro Lambe Lambe” possui este nome, pois sua forma de apresentação, se assemelha aos antigos fotógrafos lambe lambes que ocupavam as praças brasileiras nas décadas de 40, 50 e 60. Porém, já escassos nos dias actuais. Este nome “Teatro Lambe Lambe” é uma homenagem feita por Denise di Santos e Ismine Lima a estes fotógrafos que por anos fizeram parte da cultura brasileira e hoje já se encontram em pleno anonimato.(texto retirado da wikipédia).

 Após dois anos de pesquisas e aperfeiçoamento da técnica, As Caixeiras estrearam o segundo espectáculo: “Caixa de Mitos – Lendas do Brasil”, também sob a  forma do Teatro de Caixas, dessa vez com a temática de lendas brasileiras e com classificação etária livre.

Em 2011, a companhia iniciou pesquisa no Teatro de Objectos. A partir de estudos e laboratórios criativos, o grupo concebeu o espectáculo “Volúpia” que mescla o trabalho de actrizes com a animação de objectos, criando pequenas cenas voluptuosas. Também nesse ano, o grupo montou o espectáculo “De Outro Jeito”. Inspirado no livro “O Homem que Amava Caixas”, de Stephen Michael King, o trabalho é voltado para crianças e aborda a importância do afecto, da criatividade e do amor entre pais e filhos. Utiliza técnicas de animação como sombra, bonecos de vara e manipulação directa, e teatro de actores.

 Criado a partir do tema universo feminino, Coisas de Mulher é composto por três caixas que apresentam três diferentes histórias, com duração de apenas 2 minutos, a partir de contos de Carlos Galleno.

Coisas de Mulher apresenta três contos: Priscila, a perereca, baseado em uma história em quadrinhos, que narra o encontro de Priscila com um belo desconhecido; Ataque de nervos que conta a história de uma mulher stressada com as agruras de seu quotidiano; e Mensagem, inspirado em conto de Eduardo Galeano, em que espectador interage por meio de um convite feito pela cigana.

(http://ascaixeiras.blogspot.com)

Leave a Reply