LANÇAMENTO DE “MORADAS CELESTES – O IMAGINÁRIO EXTRATERRESTRE NA CULTURA PORTUGUESA”, de JOAQUIM FERNANDES – AMANHÃ, 27 de MARÇO, às 18.30, na LIVRARIA LER DEVAGAR, em LISBOA

Mundos Celestes

 

Ideias pioneiras de intelectuais portugueses sobre o cosmos

reveladas em livro de Joaquim Fernandes

O investigador Joaquim Fernandes revela, pela primeira vez, as visões e leituras das elites intelectuais portuguesas sobre o nosso lugar no cosmos e as ideias sobre as hipóteses dos “outros mundos” e dos seus eventuais habitantes no livro Moradas Celestes – O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa.

A obra é lançada esta quinta-feira, 27 de Março, pelas 18:30 horas, na livraria Ler Devagar, em Lisboa, estando a apresentação a cargo de Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa.

A Norte, o volume será apresentado a 4 de Abril, pelas 21:30 horas, na Fnac Mar Shopping, em Matosinhos, por Luís Miguel Bernardo, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A investigação de Joaquim Fernandes traz a lume ideias e descobertas, pioneiras em termos da história da Astronomia, suscitadas por intelectuais portugueses entre os séculos XVII e XIX, das quais se destacam:

  1. a ideia da «gravitação universal», proposta pelo médico lisboeta António Luís em 1540, mais de um século antes de Isaac Newton (1687);

  2. a opinião defendida pelo padre António Vieira, que, no século XVII, não acreditou que o céu fosse azul, bem antes da primeira explicação científica fundamentada pelo físico inglês John Tyndall (1820-1893);

  3. a intuição do clérigo teatino Rafael Bluteau (1638-1734), que antecipou a existência dos satélites de Marte, descrita por Jonathan Swift, em 1727, nas Viagens de Gulliver, e 161 anos antes da verificação por telescópio, pelo norte-americano Asaph Hall;

  4. a tese espírita, precoce no Ocidente europeu e em Portugal, da reencarnação e da metempsicose, enunciada pela Marquesa de Alorna, a poetisa Leonor de Almeida (1750-1839), nas sua obra poética, que sonha «peregrinar, de “estrela em estrela”, depois de deixar este mundo»;

  5. a ousada hipótese do jesuíta Inácio Monteiro, consagrado matemático, que contra todas os padrões religiosos da época, imaginou possível a existência, algures no Universo, de outros seres inteligentes distintos da matriz de Adão, ou seja, humanos.

Joaquim Fernandes é professor e co-fundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência da Universidade Fernando Pessoa (UFP). Doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, cuja tese, que deu origem a este livro, é a primeira da temática nas Academias portuguesa e europeia.

Autor de obras sobre o imaginário extraterrestre como Mitos, Mundos e Medos O Céu na Poesia Portuguesa, Halley – O Cometa da República e Portugueses e Extraterrestres – A Cultura ET em Portugal no século XX.

Escreveu o guião e apresen­tou a série televisiva «Encontros Imediatos»para a RTP 2, emitida em 2008, a primeira realizada em Portugal sobre o tema.

É co-editor da revista anual Cons-Ciências, publicada pela UFP, e está biografado no Dicionário de Personalidades Portuenses do século XX.

Em anexo, enviamos os convites para as sessões. Para receber um exemplar do livro para notícia ou recensão e/ou para mais informações, entre em contacto connosco.

Ao dispor,

Inês Figueiras

Âncora Editora

Av. Infante Santo, 52 – 3.º Esq.

1350-179 Lisboa

Tel. 213 951 221 | Tlm: 963 054 215

Fax 213 951 222

www.ancora-editora.pt

www.facebook.com/ancoraeditora

Leave a Reply