Do Dia Mundial de Teatro ao Dia do Teatro de Amadores em Portugal – por António Gomes Marques

teatro4

O Instituto Internacional do Teatro criou, em 1961, o Dia Mundial do Teatro, que se celebra a 27 de Março, havendo uma Mensagem, da autoria de uma personalidade convidada, que é lida nesse dia em quase todo o Mundo.

Para além da Mensagem, habitualmente as companhias de teatro permitem o acesso gratuito, ou a preços reduzidos, aos espectáculos que têm em cena. Portugal não foge a esta tradição, sendo esta mais uma forma de promover esta arte milenar.

Em Portugal, para além desta comemoração, a APTA – Associação Portuguesa do Teatro de Amadores, após a sua legalização, só possível com o 25 de Abril de 1974, criou o Dia do Teatro de Amadores, a comemorar-se a 21 de Março. À Direcção desta associação presidi durante quase 6 anos, do que muito me orgulho.

 A AITA/IATA – Associação Internacional do Teatro de Amadores comemora (comemorava?) o Dia do Teatro durante um mês, com início em 27 de Março de cada ano; em Portugal, os Amadores de Teatro criaram um dia específico, como digo no parágrafo anterior.

A Direcção da APTA, em 1977, decidiu convidar uma personalidade para escrever a habitual Mensagem aos Amadores de Teatro portugueses, tendo a preferência recaído no dramaturgo, encenador e actor Costa Ferreira, reconhecidamente uma das figuras fundamentais do teatro português. No ano seguinte, o convite foi feito a outra figura de igual reconhecimento, o dramaturgo, historiador do teatro e, durante muitos anos, Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, Luís Francisco Rebello.

São essas duas mensagens que hoje trazemos ao conhecimento dos leitores de «A Viagem dos Argonautas», documentos esses que não deixam de ser parte da História do Teatro Português.

António Gomes Marques

2014-03-27

Imagem1
Imagem3——

Imagem4

1 Comment

Leave a Reply