O 25 DE ABRIL DE 1974 VISTO PELOS CINEASTAS – “O BOM POVO PORTUGUÊS” por Clara Castilho

O Bom Povo Português “é um documentário histórico de longa-metragem que descreve a situação social e política de Portugal entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, “tal como ela foi sentida pela equipa que, ao longo deste processo, foi ao mesmo tempo espectador, actor, participante, mas que, sobretudo, se encontrava totalmente comprometida com o processo revolucionário em curso (PREC)”.

 Para além dos políticos influentes na época, do 28 de Setembro e do 11 de Março, aqui podemos ver o direito à greve, as ocupações de casas, terras e fábricas, as manifestações pela descolonização.

Se se pode enquadrar como um filme histórico, também pode ser visto como um filme de intervenção, um filme militante, dado que toma uma posição ideológica perante a injustiça social, tomada de posição essa que intencionalmente é explícita.

Fernando Solanas define assim o género: «Utilizar o cinema como uma arma ou uma espingarda, converter a própria obra num facto, numa acto, numa acção revolucionária» (Cinema fora do sistema, entrevista com Godard em Cinema Arte e Ideologia – antologia de A. Roma Torres, pág. 257, ed. Afrontamento, Porto, 1975).  Rui Simões, como muitos dos cineastas portugueses dessa época, serve-se da câmara como uma arma, algo que, na arte ou na cidadania, pode ser considerado imperativo ético e legítimo recurso.

A antestreia foi no 9º Festival de Cinema da Figueira da Foz (14 de Setembro de 1980) onde ganhou o 2º Prémio Imagens e Documentos. Nesse mesmo ano na4ª Mostra Internacional de São Paulo, ganhou o Prémio do Público e Prémio da Crítica para o “melhor filme”. Em Lisboa foi visto nos cinemas Estúdio e Quarteto a 18 de Novembro de 1981.Nesse ano recebeu o Prémio Especial do Júri (Colômbia), no 21º Festival Internacional de Cartagena.

 

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