Editores juntam-se a título individual para publicação da obra Descalços em Tempos de Botas, de João Almeida

 livrolivros2

Descalços em Tempos de Botas é a nova obra de João Almeida, que é lançada esta quinta-feira, 22 de Maio, em Lisboa, com o apoio dos editores António Baptista Lopes, João Rodrigues, Manuel Alberto Valente e Nelson de Matos, que se juntaram a título individual. A  sessão decorre pelas 18:30 horas, no restaurante O Pote, local onde o autor trabalha desde 1976, e onde conheceu e reuniu os editores, que o apoiaram na publicação da obra. O livro, editado com a chancela da Editorial Futura, será apresentado por Elísio Costa Santos Summavielle, ex-secretário de Estado da Cultura.

 João Almeida nasceu no seio de uma família numerosa, na aldeia beirã de Souto de Lafões, concelho de Oliveira de Frades, a 24 de Setembro de 1955. Aos 12 anos foi trabalhar para Lisboa. Foi marçano, trabalhou em tabernas, casas de pasto, cafés e outros estabelecimentos hoteleiros.Concluiu o ensino secundário aos 50 anos. Publicou o primeiro livro, Deliciosas Colinas, em 2007, também com a chancela da Editorial Futura, obra sobre o mundo da restauração em Lisboa, prefaciada por Luís Queirós, presidente do Grupo Marktest, e Daniel Sampaio, psiquiatra e escritor.

 Em Descalços em Tempos de Botas, João Almeida recorda o modo de vida das aldeias há meio século, para que a memória colectiva registe o caminho acidentado percorrido com suor e sacrifício por heróis e heroínas anónimos, até à sociedade dos nossos dias.

Leave a Reply