Reservar um dia para acompanhar Rachel Gutiérrez pelos locais de Lisboa que ela gostaria de visitar, foi uma experiência que só numa pequena parte poderei transmitir. Rachel elegeu dois locais: o Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva e a casa Fernando Pessoa, pois, na sua última estadia em Lisboa estes ainda não existiam.
O seu gosto por estas duas grandes personagens da nossa cultura já era de nós conhecido. Tinha acabado a sua palestra com uma frase de Helena Vieira da Silva: “o quadro não é uma evasão, deve ser um amigo que nos fala, que descobre riquezas em nós e à nossa volta”
Entrou no Museu como que num santuário. As obras expostas não seriam as melhores da pintora, mas ela “bebeu-as” e comentou-as. “Vieira da Silva tem cara de águia e coração de pardal”. Comparou as obras com as de seu marido, que nos devolve uma imagem mais clara do que as de Helena. Helena que mergulhava num vórtice, que olha o mundo de cima, como se voasse acima das cidades e assim as visse, numa dimensão que agora chamaríamos de 3D. Comentou: “Já reparou que foi depois da morte de Arpad que ela fez pintura de cores mais claras, como que querendo aproximar-se dele?”
Penso que na Casa Fernando Pessoa Rachel imaginou como seria no tempo em que o escritor lá viveu, o que é facilitado pela existência do seu quarto, que reproduz o autêntico. A presença de muitos visitantes dificultou o “recolhimento” que poderia ajudar a ir ao encontro da escrita de Fernando Pessoa. Mas Rachel ia declamando poemas, dos vários heterónimos!
Foi, para mim, uma visita diferente das outras em que lá estivera, mais a beneficiar de actividades desenvolvidas pela instituição enquanto entidade cultural.
Rachel recolheu a seu hotel. Depois de termos de “furar” entre grupos de espanhóis que tinham invadido Lisboa para um jogo de futebol. “Tenho que digerir isto tudo. Foi muita emoção!”
Deixei-a pensando quão poucas vezes conseguimos transmitir aos outros a importância dos nossos grandes pintores e escritores. Mas nem todos terão a mesma cultura, nem a mesma sensibilidade de Rachel Gutiérrez!