DIA ?, DIA MUNDIAL DA CRIANÇA por Luísa Lobão Moniz

olhem para  mim

Para mim este dia é um dia em que não me sinto alegre, pois as comemorações são de festa, de prendas para as Crianças enquanto muitas não vivem, sobrevivem para viver em sofrimento.

Eu pergunto porquê?

O Dia da Criança foi comemorado, no mundo inteiro (?) a 1 de Junho de 1950, ano em que a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças em todo o mundo, porque as crianças também eram vítimas da violência, em casa, ao assistirem a cenas de violência.

O Dia Mundial da Criança é para homenagear as crianças-soldado, as crianças com fome, as crianças sem casa, as crianças maltratadas, as crianças sem escola, as crianças abusadas sexualmente, as crianças sofredoras e discriminadas, as crianças que são vendidas, as crianças desaparecidas, neste Mundo de adultos, onde por vezes, não cabem as Crianças.

O Dia Mundial da Criança é comemorado, em Portugal, no dia 1 de Junho, mas em muitos outros países festeja-se noutro dia e noutro mês.

O Japão festeja o dia dos meninos, no dia 5 de Maio, e o dia das meninas, no dia 3 Março, e comemoram-no exaltando a valentia dos rapazes e a maternidade para as raparigas.

No Brasil, o Dia da Criança é fruto de uma promoção feita por uma fábrica de brinquedos juntamente com outra de produtos de higiene para crianças. O resultado das vendas foi muito bom e por isso o dia da Criança passou a ser, o dia 12 de Outubro. Este dia é festejado com um aumento de vendas, de prendas, para as crianças.

Nos Estados Unidos é comemorado a 11 de Outubro, variando de Estado para Estado.

Nas Escolas festeja-se o Dia Criança com alegria, e as crianças dizem ” Olha o que eu ganhei”, ou seja a prenda que os pais lhe ofereceram, por ser o Dia da Criança, a televisão mostra meninos e meninas bonitinhos, contentes por ser o Dia da Criança porque vão receber como prenda a que está a ser exibida no momento da publicidade.

Pois é, hoje o Dia da Criança é o dia de aumento de vendas, de promoções nos artigos para crianças. O Dia da Criança é o dia em que ela nasceu e a partir daí são todos os dias.

Há crianças bem tratadas e felizes. E as outras onde cabem neste dia?

bia 1.6

Leave a Reply