VAMOS PARTILHAR UM PETISCO DE CABO VERDE? – por Clara Castilho

Imagem1 (2)

Os povos conhecem-se a apreciam-se, por entre outras coisas, pela sua gastronomia.

Vejamos estes Pasteis de Milho

 pasteis de milho

INGREDIENTES:

– 1 Kg de farinha de milho
– 1,5 Kg de peixe (segundo a preferência)
– 1 Kg de batata-doce
– 1 Raminho de salsa picada
– 1 Cebola grande picada
– 6 Dentes de alho
– Piripiri a gosto
– Sal q.b.
– Água morna
– Óleo para fritar
– Azeite q.b.

Modo de preparação:

Primeiro prepara-se o recheio, cozendo o peixe em água e sal, escorrendo-o e limpando de todas as peles e espinhas. Juntar a salsa, a cebola, o alho e o piripiri misturando bem. Passar esta pasta de peixe na frigideira com o azeite para refogar um pouco e retirar do lume.

Para a massa de milho, coza a batata-doce com casca em água e sal. Descasque quando estiver cozida e corte aos bocados. Junte a farinha de milho com a batata-doce e adicione um pouco de agua morna, o suficiente para a massa não ficar demasiado mole.

Reserve a massa embrulhada num pano húmido e vá retirando conforme necessário.
Em cima da mesa/tábua de trabalho estique outro pano húmido, para trabalhar a massa.
Ponha uma porção (2 ou 3 colheres de sopa) no centro do pano e com a palma da mão vá batendo suavemente, de modo a criar uma forma redonda com a massa (cuidado para não ficar demasiado fina e quebrar).

Ponha um pouco do recheio de peixe no centro da massa e dobre-a calcando as pontas do pastel de forma a fechá-lo. Com cuidado para não partir o pastel, frite-o em óleo (abundante) bem quente, até ficar dourado. Ao retirar deixe escorrer sobre papel absorvente e sirva de preferência quente.

Esta receita é originária de Cabo Verde. As ilustrações foram feitas por Carlos Tavares, Sambis Mendes. Eliana Mendes e Amari Dias.e está no http://cusasabi.blogspot.pt/.

Confirmem se é tão boa como parece!

Leave a Reply