MOSTRA ARTES E GASTRONOMIAS – 21 DE JUNHO – CASA MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES por clara castilho

9349741_b7nUl

A Associação Literatura, Literacia e Mediação é uma associação que se não resigna com a forma como alguns sectores da população são excluídos e não têm as mesmas oportunidades que os outros. Os ciganos, por exemplo, Assisti ao seu trabalho no Bairro do Casalinho da Ajuda. Agora

Esta associação visa prosseguir e consolidar o rumo ensaiado, durante mais de uma década, de promoção da literacia, enquanto garante de cidadania e meio de acesso a outros Direitos Humanos

Têm por “Missão”contribuir para a efectivação do direito à literacia;  divulgar os resultados da investigação sobre o papel da literatura na aquisição da competência de leitura, bem como na formação das crianças e dos jovens para os valores e a cidadania;  favorecer o sucesso escolar e a integração social das crianças e dos jovens, através da prática da leitura associada a outras actividades culturais;  promover a formação de mediadores de leitura, em especial pais, educadores de infância, professores e bibliotecários; desenvolver intercâmbios que incentivem a compreensão entre populações e culturas;
colaborar com centros de Investigação e associações congéneres nacionais e estrangeiras.

 image001

A Associação baseia a sua acção em Laboratórios e em Núcleos de Intervenção Social, bem como em parcerias. Os Laboratórios são estruturas de investigação e acção, disseminados por instituições de natureza variada que promovem a leitura e analisam factores de desenvolvimento da competência leitora e da formação do leitor literário.
Os Núcleos são estruturas, geralmente resultantes de parcerias, que intervêm em comunidades distantes da cultura letrada, visando a igualdade de oportunidades na aprendizagem e uso da leitura.

A Associação visa, de modo particular, assegurar uma boa iniciação à leitura e à escrita no momento da transição da fase de literacia emergente para a da escrita convencional. A fim de inventariar as melhores práticas, a Associação, através de profissionais de excelência, analisa as reacções à leitura e escrita de crianças de diferentes contextos sociais.

Recebe voluntários e estagiários de várias partes do mundo.

No dia 21 21 de Junho é uma das convidadas da Casa-Museu Dr Anastácio Gonçalves  na Mostra Artes e Gastronomia onde apresentarão os bordados manuais e rendas feitos pelo grupo- maioritariamente constituído por mulheres ciganas- que se reúne todas as semanas, na Quinta do Cabrinha, no âmbito do Projecto Contos e Pontos.

As palavras de Emma que trabalha na Associação, no Projecto Ao Sabor das Palavras, ajuda-nos a conhecer melhor as possibilidades de inclusão da população cigana.

Leave a Reply