FORUM DA ARGOS – DEBATES

04

A total liberdade de expressão que caracteriza o nosso blogue, com os limites impostos pelas regras de convívio democrático, permite-nos que na mesma edição se defendam teses antagónicas. Consideramos essa falta de definição programática uma mais-valia – os únicos valores indiscutíveis, e cuja observância constitui condição sine qua non para se poder integrar esta tripulação, são os do respeito pela Liberdade e os da defesa dos inalienáveis direitos de todos os seres humanos a uma igualdade plena.

Porém, o apreço por esta diversidade não impede que as ideias se confrontem, que os argumentos se cruzem e que as verdades de cada um sejam postas em causa. Sem  a intenção de convencer quem discorda, sem a intenção de que se ganhem ou percam discussões, debater ideias é sempre útil e enriquecedor. O Forum da Argos é o espaço próprio para esses debates.

Temos em projecto tornar  periódica esta rubrica,animando-a com debates sobre temas polémicos, como por exemplo: O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que utilidade tem? A presença dos partidos de esquerda no parlamento faz sentido quando se sabe estarem viciados os dados do chamado jogo democrático? Portugal deve continuar naUnião Europeia? É correcta a aliança entre movimentos feministas e as associações de lésbicaas e de gays? Deve a diplomacia portuguesa exigir que o estado espanhol devolva o território de Olivença ou não se justifica criar um conflito diplomático por esse motivo? São apenas exemplos de temas que sabemos não ser consensuais entre a comunidade argonáutica. Temas que iremos trazendo ao Forum já a partir de Julho.

Leave a Reply