LISBOA VISTA POR UM GALEGO QUE A APRECIA – por Clara Castilho

 

livro&livros1Há um pintor galego que gosta de andar pelas cidades e pintar o que nelas mais o impressiona. Pois em Lisboa, foram os monumentos, a calçada e os elétricos que mais o inspiraram. E assim saiu o livro “Lisboa” que me ofereceram há dias.Apresenta-se com o nome “David Pintor”. O livro é uma edição da Kalandraka, não tem texto. Nele podemos ver certos elementos repetidos: sardinhas que voam,  bicicletas , e o próprio autor, empunhando, por vezes, um violino.

 Lisboa3

Já antes desenhara Santiago Compostela. Em declarações à Lusa, disse:

“No momento em que decidi qual seria a cidade para o segundo livro, tudo foi claro: Lisboa, uma cidade que me apaixonou desde o primeiro dia e à qual queria prestar uma homenagem pessoal em forma de livro ilustrado. Lisboa é para mim uma das cidades com mais encanto na Europa”.

David Pintor é um caricaturista e pintor espanhol, que forma há vinte anos  com Carlos López forma a dupla Pinto & Chinto. Ilustram livros infantis e assinam vinhetas no La Voz de Galicia.

Alguns dos seus livros estão editados em português:”Minimalário” e “Nicomedes, o careca” para a Kalandraca. Para a Tcharan desenhou “O grande chefe”, com texto de Carlos Nogueira

Tem uma página muito interessante: http://davidpintor.blogspot.pt/ onde nos podemos bem divertir.

 

 

Leave a Reply