19º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 21 A 25 JULHO, EM CAMPINAS por Clara Castilho

O 19º Congresso de Leitura do Brasil, funcionará sob a consigna – leituras sem margens, e terá lugar na Universidadecole Estadual de Campinas entre os dias 22 e 25 de Julho. A coordenação geral do certame é da responsabilidade da Associação de Leitura do Brasil .

Quer dar vez e voz aos dizeres que habitam terceiras margens – palavras, sopros, sussurros, sibilos, ventanias, líquidas superfícies, películas-pele – que se fazem (in)visíveis, (in)tangíveis silêncios. Deseja encontros com palavras-remo, palavras-tora, palavras-rio nas possibilidades de (mul)triplicar margens da leitura.

“A terceira margem do rio” em Guimarães Rosa, replicada por Caetano Veloso e Milton Nascimento, contagia este evento rumo à palavra fora da palavra, entre as escuras duas margens, riso: o rio riu, ri, parvas palavras, brasa da palavra, risco da palavra, doideira… longas beiras. Afora o riso, palavra ardente, rio. Rio abaixo, rio a fora, rio a dentro — o rio. Casa da palavra ouvi, ouvi, ouvi a voz das águas onde o silêncio mora… Mora no silêncio a palavra não dita.

Programação : http://cole-alb.com.br/programacao.html

 

 

Leave a Reply