ILHA DE SANTO ANTÃO, no BARLAVENTO CABO-VERDIANO – O PONTO MAIS OCIDENTAL DE ÁFRICA – por João Machado.

776px-Locator_map_of_Santo_Antão,_Cape_Verde
Localização da ilha de Santo Antão, em Cabo Verde. Obrigado à Wikipedia

A ilha de Santa Antão é a segunda maior de Cabo Verde, a seguir a Santiago. A sua área atinge os 779 quilómetros quadrados. Sendo a ilha do arquipélago situada mais a norte e a oeste, a sua extremidade ocidental é o ponto mais ocidental  de África.  Os portugueses encontraram-na em 17 de Janeiro de 1462, e deram-lhe o nome do santo do dia, tal como sucedeu com outras ilhas.  Quando foi celebrado o Tratado de Tordesilhas entre Portugal, por um lado, e os reinos de Castela e Aragão, por outro, em 1494, o meridiano que se estipulou servir de marco divisório entre as zonas de influência de cada uma das partes, foi localizado a 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão, pertencendo a Portugal as terras que fossem descobertas situadas para cá dessa linha imaginária, e aos reinos de Castela e Aragão as situadas para além dela, portanto a mais de 370 léguas para ocidente.

Bela-vista-net-Santo_Antao-map
Obrigado à Wikipedia

Santo Antão tem origem vulcânica, tal como todo o arquipélago de Cabo Verde. Uma cadeia de montanhas, tida como intransponível durante muitos anos, divide-a em duas partes. O ponto mais alto da ilha é no Tope da Coroa, um vulcão inactivo, que atinge 1979 metros de altitude e se situa numa zona planáltica no noroeste. Existem outros picos de altitude considerável, e verificam-se indícios de actividade sísmica e vulcanológica.  A norte, o clima é mais húmido, sendo aí que se concentra a maior parte da população. As três povoações principais, Porto Novo, Ribeira Grande e Ponta do Sol ficam nessa parte, como se pode ver pelo mapa acima. A parte sul tem um clima mais seco e o povoamento aí é mais reduzido. A população total da ilha é de cerca de 48 000 habitantes, e o centro principal é Porto Novo, uma cidade com cerca de 8 000 habitantes, cujo porto constitui a principal via de comunicação com o exterior. Para além do português, fala-se o crioulo, havendo também uma variante de Santo Antão.

Santo_Antao_01
Vista do interior montanhoso de Santo Antão Obrigado a Pitt Reitmaier e à Wikipedia

A pesca e a agricultura são actividades importantes em Santo Antão. Existam levadas e reservatórios para aproveitamento da água dos ribeiros. Uma unidade industrial localizada no Porto Novo trata a pozolana, um material de origem vulcânica, utilizado para tornar mais resistente o cimento. O turismo está em franco crescimento, tirando proveito das grandes potencialidades da ilha. Há esforços no sentido de preservar a natureza, bastante ameaçada em vários pontos pela actividade económica. Existe um parque natural no Tope da Coroa e Vulcão das Marcelas com esse objectivo. Veja-se o último link abaixo, relativo a um concurso de selecção das 7 maravilhas de Cabo Verde.

_________

Ver o vídeo:

Obrigado a kutangar e ao youtube

Ver também:

Click to access santo_antao_p.pdf

http://manuelmota.blogspot.pt/2007/11/o-processo-de-florestao-da-ilha-de.html

http://www.rotasturisticas.com/video_paisagens_da_ilha_de_santo_antao_cabo_verde_ilha_de_santo_antao_ribeira_grande_23559.html

http://sinta10.blogspot.pt/

http://www.panoramio.com/photo/18726362

http://www.areasprotegidas.gov.cv/index.php/pt/espacos-naturais-protegidos

http://www.7maravilhas.cv/

 

 

Leave a Reply