MINDELO, 21 A 25, XI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LUSITANISTAS por Clara Castilho

 caboverde1

Entre os próximos dias 21 e 25 realiza-se  no Mindelo, em Cabo Verde, o XI Congresso da Associação Internacional demindelo Lusitanistas (AIL), que vai juntar cerca de 300 estudiosos e divulgadores da Língua Portuguesa e das culturas  que nela se exprimem, quase todos provenientes de 83 universidades de várias latitudes.“A Associação Internacional de Lusitanistas (AIL) (www.lusitanistasail.org), cujos associados distribuem-se por mais de 30 países dos diferentes continentes, tem por objecto, segundo os seus Estatutos (artigo 2.º), fomentar os estudos de língua, literatura e cultura dos países de língua portuguesa, organizar congressos e publicar as actas, preparar e publicar a revista Veredas, colaborar com instituições nacionais e internacionais.

Os seus congressos trianuais são eventos académicos muito relevantes para todos aqueles que lidam com as diversas áreas lusitanísticas”.

Cerca de duzentos académicos e pesquisadores de Portugal, Brasil – país de onde vem o grosso dos congressistas (cerca de 60%), Espanha, Itália, Bélgica, Alemanha, Reino Unido e Cabo Verde vão apresentar resultados de investigações feitas no espaço da Lusofonia em diversas áreas de estudo.

Escritores cabo-verdianos irão discutir “O futuro da cultura e da literatura cabo-verdiana”. Participarão Germano Almeida, Fátima Bettencourt, o presidente da Academia de Letras Cabo-Verdiana, Corsino Fortes.

 “Livros de autores de São Vicente” será o tema deuma feira de livros em que alguns dos autores estarão presentes para autografar as suas obras.

 http://www.unicv.edu.cv/index.php/component/content/article/202-xicongressoial/2644-xi-congresso-ail-associacao

 

 

Leave a Reply