ILHA DA BOA VISTA – no BARLAVENTO CABOVERDEANO, em frente a ÁFRICA – por João Machado

1024px-Topographic_map_of_Cape_Verde-en_svg

A ilha de Boavista, ou de Boa Vista, pertence ao Barlavento de Cabo Verde. É a ilha do arquipélago situada mais a oriente, a 445 quilómetros da costa de África.  Tem 620 quilómetros quadrados de superfície, a terceira neste aspecto depois de Santiago e Santo Antão,  e a população ultrapassa os 5000 habitantes. A povoação principal é Sal Rei, com mais de 2000 habitantes. A densidade populacional é das mais baixas de entre as 9 ilhas habitadas. É bastante desértica, havendo no interior várias zonas de dunas. Foi primeiro chamada de S. Cristóvão, em  mas os navegadores alteraram-lhe o nome para Boa Vista. Povoação Velha, a primeira povoação importante da ilha, foi fundada ainda no século XVI, e foi sede da administração até 1810. A Boa Vista tem uma história bastante acidentada, com épocas de relativa prosperidade, e outras de crise, devido à pirataria e às secas. A sua vida cultural também merece atenção, sendo de salientar que será ali que apareceu a morna. Fala-se o português como língua oficial, e uma variante local de crioulo.

Bela-vista-net-Boa_Vista-map

A ilha está sob a acção constante de ventos, que influenciam consideravelmente a sua vida natural. É bastante plana, apesar da sua origem vulcânica. O ponto mais alto é o Monte Estância, com 387 metros de altitude. Outrora teve uma actividade económica mais intensa, tendo chegado a exportar algodão e tintas para têxteis. Actualmente a extracção de sal e a exploração das palmeiras de tâmaras mantêm-se como actividades económicas, para além da pesca e da agricultura e pecuária. O turismo está em crescimento considerável, procurando tirar partido dos 55 quilómetros de praias ali existentes

Deserto de Viana. Obrigado a Felisata e à Wikipedia
Deserto de Viana.
Obrigado a Felisata e à Wikipedia

O combate à desertificação, a defesa da natureza  e a prevenção dos problemas sociais (como os descritos no primeiro link abaixo, que dá acesso a uma reportagem do jornal i, no bairro da Boa Esperança) são da maior importância para o futuro da ilha.  Aponte-se em nota especial que a ilha da Boa Vista é um um local muito procurado pelas tartarugas marinhas para a desova e reprodução.

Vejam este filme e consultem os links abaixo:

Obrigado a Fernando Sesimbra e ao youtube

________

http://www.ionline.pt/artigos/viagens/boavista-outro-lado-uma-das-ilhas-mais-turisticas-cabo-verde/pag/-1

http://www.capeverde.com/islands/boa-vista.html

http://www.wdl.org/en/item/7317/view/1/17/

http://www.capeverdeinfo.org.uk/island_boa_vista.htm

 

Leave a Reply