“O PAPÃO NO DESVÃO” PARA AJUDAR AS CRIANÇAS A ENFRENTAR O MEDO ANTES DE IR PARA A CAMA por clara Castilho

livrolivros22

Todos nos lembramos dos medos infantis. Dos fantasmas, dos monstros, que poderiam estar atrás das portas ou debaixo da cama. Neste livro, a sua personagem, Sofia, não gosta nada de subir a escada e ir para a cama. È que no desvão habita um papão de quem ela tem muito medo. Mas, como é uma menina corajosa, certa noite decide enfrentá-lo…

 papao no desvão

O texto é de Ana Saldanha eas ilustrações de Tara Kono e foi publicado em 2010, na Caminho. Com estas ilustrações Yara Kono ganhou o Premio Nacional de Ilustração de 2010.

 Ana Saldanha é natural do Porto, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Português e Inglês, doutorada na Universidade de Glasgow, na Escócia, com uma tese sobre Rudyard Kipling e a sua obra infantil. Ganhou o Prémio Adolfo Simões Müller, em 1994, com o romance juvenil Três semanas com a avó, o Prémio Literário Cidade de Almada, em 1995, com o romance. Com o romance juvenil Uma questão de cor, foi seleccionada para as Olimpíadas da Leitura em 1996 e em 1997 foi finalista do Prémio UNESCO de Literatura Infantil e Juvenil em Prol da Tolerância.

Yara Kono, é brasileira, nasceu em São Paulo. Desde 2004 faz parte da equipa do Planeta Tangerina. Em 2008 recebeu com Isabel Minhós Martins, uma Menção Honrosa no PrémioInternacional Compostela para Álbuns Ilustrados pelo livro «Ovelhinha Dá-me Lã» (Kalandraka). Em 2010 ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com «O Papão no Desvão», de Ana Saldanha (Caminho). Em 2013, «A Ilha» (Planeta Tangerina), de João Gomes de Abreu e Yara Kono, ganhou uma Menção do Júri na categoria Opera Prima nos Bologna Ragazzi Awards.

Falta dizer que os putos adoram!

 

Leave a Reply