O RIO DE JANEIRO VISTO DO ALTO DO CRISTO REDENTOR por Clara Castilho

Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, no morro do Corcovado, situa-se a 709 metros acima do nível do mar. A pedra fundamental do monumento foi lançada a 4 de Abril de 1922, mas as obras só foram iniciadas em 1926. Na sua realização colaboraram o engenheiro Heitor da Silva Costa, o artista plástico Carlos Oswald e o escultor francês Paul Landowski.

images

Foi inaugurado no dia 12 de Outubro de 1931 depois de cerca de cinco anos de obras. O monumento tornou-se um dos ícones do Brasil mais conhecidos internacionalmente. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e trinta na estátua, a qual é a segunda maior escultura de Cristo no mundo,

Em 2003, foi inaugurado um sistema de escadas rolantes, passarelas e elevadores para facilitar o acesso à plataforma de onde se eleva o monumento. No ano de 2010, verificou-se uma restauração, realizada pela Vale.

Neste momento está de novo a ser restaurado, com a colaboração da Pirelli. E o filme que nos apresentam mostra toda a beleza desta cidade,  vista lá de cima.

 

Leave a Reply