O MUSEU DO BRINQUEDO VAI FECHAR NO DIA 31 DE AGOSTO DE 2014 por Luísa Lobão Moniz

olhem para  mim

Amanhã, 1 de Setembro de 2014, fecha o Museu do Brinquedo, em Sintra, o mais importante Museu do Brinquedo (internacional) em Portugal, juntamente com o Museu do Brinquedo Português em Ponte de Lima.

Tem uma boa colecção de brinquedos estrangeiros e de brinquedos portugueses.

museu do brinquedo

Em 2008, pela sua Missão e para efeitos de Mecenato, foi concedido ao Museu o  estatuto de Superior Interesse Cultural.

Como surgiu este Museu do Brinquedo?

João Arbués Moreira desde adolescente que começou a coleccionar brinquedos, trocava com os amigos da escola, comprava, e outros eram-lhe oferecidos.

 museu do brinquedo 2

Hoje tem 60 000 brinquedos que recontam, de certa forma, a História da Humanidade.

Em 1987 foi criada a Fundação Arbués Moreira à qual foi legada toda a colecção.

João Arbués Moreira era uma pessoa interessada não só na beleza do brinquedo, como também, nas datas de fabrico, na sua origem e na sua história.

Foram feitas muitas pesquisas sobre o brinquedo e por isso, o desejo de partilhar todos aqueles brinquedos e de contar a história de cada um.

Eram aviões, carros, comboios, soldados, bonecas, casas de bonecas. Eram animais, baldinhos para a praia, serviços de chá, enfim…tudo está inventariado

O Museu proporciona:

Exposições Temporárias, não só com objectos da sua colecção, como também com brinquedos de outros coleccionadores que nunca tinham divulgado as suas colecções.

Visitas guiadas: no ano de 2008 realizaram-se cerca de 350 visitas guiadas.

Os Colégios/Externatos, os Jardins de Infância, as Escolas do Ensino Básico e Secundárias, o Ensino universitário, as Escolas profissionais, os Lares de idosos e as Associações são os visitantes mais significativos.

Devido à especificidade da colecção deste museu, e à vontade de contar a história da humanidade, através do brinquedo, o Museu organizou  vários conjuntos de brinquedos de acordo com a a finalidade da exposição e de quem a requer.

Estes conjuntos já estiveram no Fórum Romeu Correia em Almada, na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal, na Livraria Barata (Lisboa), no Museu da Carris (Lisboa), na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, na Câmara Municipal de Leiria, de Cascais Villa Shopping, no Salon International du livre et du jouet – Luxemburgo, no Museu do Brinquedo em Maline- Bruxelas, na Casa Roque Gameiro – Amadora, no Museu da Pedra – Cantanhede, Algarve Shopping, e ….

 museu do brinquedo 3

E porque fecha este magnifico e educativo Museu?

Segundo o Diário de Notícias de 15 de Maio passado, a Câmara de Sintra ficou impedida, desde Dezembro, de atribuir um subsídio mensal de cinco mil euros e de ceder gratuitamente o edifício, na sequência da nova legislação que regula o financiamento das fundações.

Lembro que em 2008, pela sua Missão e para efeitos de Mecenato, foi concedido ao Museu o estatuto de Superior Interesse Cultural!

É muito interessante ver a Humanidade através do Brinquedo, levar as crianças a verem como se brincava nos anos 50, nos anos 60, nos anos…

Leave a Reply