2014: ANO EUROPEU DO CÉREBRO E DAS DOENÇAS MENTAIS – ALZHEIMER por clara castilho

ano europeu saude mental 5

Decorre o Ano Europeu do Cérebro e das Doenças Mentais escolhido pelo Parlamento Europeu, considerando que se trata de um problema que poderá ter causas e tentativas de intervenção comuns a alguns países da Europa. Continuamos a reflectir sobre o assunto.

Actualmente não há cura para as pessoas que sofrem de Alzheimer. a forma mais comum de demência,  que afeta 44 milhões de pessoas em todo o mundo. Prevê-se que esse número possa triplicar  até 2050, de acordo com estimativas da Alzheimer’s Disease International.

alzheimer

Através de estudos de especialistas britânicos veio trazer a esperança de que se possa detectar mais precocemente a doença. Foram identificadas dez proteínas que estavam presentes  no sangue de 87% dos pacientes analisados. E só com uma simples análise ao sangue. Nova esperança que surge.

 Vejam como as coisas se passam em : http://www.alz.org/brain_portuguese/

Vejam, também os auto-retratos feitos por um doente com esta doença, ao longo da sua progressão: http://www.boredpanda.com/alzheimers-disease-self-portrait-paintings-william-utermohlen/. É um artigo  bem elucidativo sobre a forma como estes pacientes vão mudando, mudando, inevitavelmente a sua relação com o mundo em redor.

 

Leave a Reply