VIAGEM A CABO VERDE, UM FILME DE ANIMAÇÃO DE JOSÉ MIGUEL RIBEIRO – por Clara Castilho

 caboverde1

Tem o título de “Viagem a Cabo Verde”, é de autoria de  José Miguel Ribeiro e foi realizado em 2010. Para o fazer, o realizador fundou uma nova produtora de cinema, a Filmes da Praça, que pretende contrariar o clima de crise e trabalhar “numa escala mais humana” e aberta a novos nomes.

 phpThumb

O lançamento da produtora, que tem sede em Montemor-o-Novo, mostrando que não só em Lisboa que se faz cultura, foi com um DVD com seis curtas-metragens, entre as quais as ‘Viagem a Cabo Verde’.

José Miguel Ribeiro,  é um dos mais premiados realizadores do cinema português de animação. Para além do filme já referido, também realizou “A suspeita”, filme distinguido com o Cartoon d’Or, prémio europeu para o cinema de animação.

Viagem a Cabo Verde foi exibido em competição no DocLisboa, do ano de 2010. Nesse mesmo ano foi o vencedor do Prémio Animação da 18ª edição do Festival “Curtas” de Vila do Conde.  É um documentário animado sobre a viagem que o seu realizador, fez durante dois meses a Cabo Verde, sem relógio, sem telemóvel e sem um percurso planeado, com o essencial às costas.

 Conta história de uma viagem de 60 dias a andar por Cabo Verde, onde se descobre as montanhas, as povoações, o mar, uma tartaruga, a música, as cabras, a bruma seca, os cabo-verdianos e acima de tudo uma parte essencial de si mesmo.

 

 

Leave a Reply