NESTE DIA….NASCIA O CINEASTA PEDRO ALMODOVAR

nestedia1

Pedro Almodóvar é por alguns considerado o maior cineasta espanhol da actualidade. Tanto faz comédias, como dramas. Nos seus filmes percebe-se muito de autogiográfico. O assunto da sexualidade humana é um dos temas que aborda frequentemente.

Realiza filmes há mais de 30 anos. A sua linguagem é muito própria e facilmente identificável. As mulheres são sempre personagens muito fortes dos seus filmes, aborda claramente os assuntos relacionados com a homossexualidade.

No seu site oficial é-nos dito que nasceu a 25 de Setembro de 1949, em  Castile-La Mancha.  Almodovar filmou nesta zona cenas do seu filme Volver.

pedro-almodovar

Não esconde a pobreza da família. Em 1967  foi viver para Madrid. O seu desejo de ser realizador e estudar cinema não se pode realizar logo, até porque a Escola de Cinema tinha sido fechada por Franco.

Foi funcionário da companhia telefónica estatal, fez banda desenhada, foi actor de teatro avant-garde e cantor de uma banda de rock. O seu sonho era comprar uma câmara.

Foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Óscar de melhor diretor, vindo a ganhar dois Óscares.

O seu reconhecimento foi nítido a partir do filme  Qué he hecho yo para merecer esto? (1984). Lembramo-nos ainda de La ley del deseo (1986), Mujeres al borde de un ataque de nervios(1988), Átame! (1989) e Tacones lejanos(1991). Abriu-se então o  mercado internacional.  Os seus filmes não são “leves”, chega-se, muitas vezes, ao fim com um sabor amargo na boca e uma angústia sobre o peito. Mas só pela ousadia de abordar temas que a muitos inquietam vale a pena vê-los.

Em Espanha recebeu o Premio Príncipe de Asturias de las Artes en el 2006  e o Premio Terenci Moix em 2007.

Em 2012,  o seu filme La piel que habito recebeu quatro Prémios Goya. 

Leave a Reply